Atrações do Entorno

    Itaguaí


Localizado no bairro Raiz da Serra, o Caminho das Calçadas é uma famosa estrada com calçamento em estilo pé-de-moleque, construída pelos padres jesuítas há mais de 300 anos. São 8 km de estrada sinuosa, subindo a Serra da Calçada, que faz limite com o município de Piraí. Por lá passou Dom Pedro I rumo a São Paulo para o famoso Grito da Independência, em agosto de 1822, por isso também é conhecido como Rota da Independência. No seu retorno, D. Pedro I deixou uma histórica e bela inscrição em letras de bronze, numa rocha conhecida como Pedra de Santo Antônio. Outro belo ponto para caminhadas ecológicas é o Mirante do Imperador, com seus 628 m de altitude, ideal para o rapel, com uma linda vista da Baía de Sepetiba.

  Como Chegar : 

  De Carro : 

Seguir pela rodovia BR-101 (Rio-Santos) até a entrada de Itaguaí (2 km após a Polícia Rodoviária Federal). Virar à direita e seguir na estrada até o asfalto acabar.


De acordo com o arquivo histórico da prefeitura de Itaguaí, a Igreja teve sua construção iniciada por jesuítas em 1718 e foi concluída em 1729. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), tem como destaque as imagens em madeira de São Francisco Xavier e de Nossa Senhora do Pilar. Com dois pórticos, o templo dá acesso ao Cemitério Municipal.

  Como Chegar : 

  De Carro : Está localizada na Praça Dom Luís Guanella, no Centro de Itaguaí.


A Casa de Cultura tem salas de aula para cursos e exposições. Reformado em 2006, o prédio, que já foi uma estação de trem de passageiros, fica ao lado da linha férrea, por onde ainda passam vagões de minério. Ainda abriga a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, com acervo de 200 livros que pertenceram ao Imperador Dom Pedro II.

  Como Chegar : 

  De Carro : 

Fica na Rua Ismael Cavalcanti, Centro, e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 8h30m a 17h. 


Iniciada em 1880, a Biblioteca Pública tem acervo de cerca de 1.500 livros e ainda guarda parte dos volumes doados pelo Imperador D. Pedro II. São 200 títulos de medicina e literatura francesa expostos, mas que não podem ser manuseados. Os livros foram encontrados no porão da prefeitura e levados para a Biblioteca na inauguração da Casa de Cultura de Itaguaí, em 2006.

  Como Chegar : 

  De Carro : Fica na Rua Ismael Cavalcanti, Centro.


Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o Chafariz foi inaugurado em 1848. Localizado na antiga Estrada Geral, que chegava até São Paulo, foi ponto de parada das tropas do Imperador Dom Pedro I, na histórica viagem do Grito de Independência do Brasil, em 1822. Antes de seguir viagem, Dom Pedro I passou por Itaguaí para alimentar os cavalos.

  Como Chegar : 

  De Carro : Está localizado na Rua Maria Matos Santiago, Centro, Itaguaí.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017