O Parque Estadual da Costa do Sol estende-se em partes de vários municípios da chamada Região dos Lagos fluminense (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio etc). Como ainda não tem uma entrada principal, toma-se como referência o escritório provisório, localizado no centro da cidade de Cabo Frio.

Transporte Público :
Para chegar aos municípios abrangidos pelo PECS, saindo da rodoviária da capital carioca, ou desses municípios, há várias opções de horários, diariamente.


De Carro :
Caso o local de partida for o sul do Estado, é possível chegar a Cabo Frio pelas seguintes rotas: BR-101 (sentido norte) e RJ-124 (sentido São Pedro da Aldeia): via Ponte Rio-Niterói, é importante lembrar que as duas vias são privatizadas e possuem cobrança de pedágio; RJ-106: acesso mais antigo para a Região dos Lagos, a pista passa por todos os municípios desde Maricá. Vindo do norte do Estado, as opções são: BR-101 (sentido sul) e RJ-162 (sentido Rio das Ostras) e RJ-106 (sentido Cabo Frio): no caso da via federal, há cobrança de pedágio, as outras duas pistas passam por dentro de municípios e possuem controle de velocidade; BR-101 (sentido sul) e RJ-106 (sentido Cabo Frio): esse trajeto, apesar de só passar por duas rodovias, percorre o perímetro urbano de Macaé. FIQUE ATENTO: o parque abrange uma vasta área e a boa organização prévia sobre atrativos que se pretende visitar permite que imprevistos sejam evitados, inclusive a sobrecarga de visitantes nesses locais, auxiliando na conservação das belezas da região. No caso de uso do automóvel, ou para circular entre as áreas do parque, é preciso estar informado, pois nem todos os atrativos têm estacionamento e muitos apresentam uma quantidade limitada de vagas.