Com o objetivo de promover uma experiência mais segura e de qualidade para os visitantes das áreas protegidas estaduais, assim como fomentar a economia local, foi desenvolvido o Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes. Tendo como diretrizes o Decreto nº 42.483/2010, que estabelece as orientações para o uso público em parques estaduais administrados pelo Inea, e a Resolução Inea nº 61/2010, que estabelece normas para o censo, credenciamento e prestação de serviços de guias de turismo e condutores de visitantes nos parques estaduais do Rio de Janeiro.
Os profissionais selecionados passam por capacitação e treinamentos específicos, tornando-se aptos a conduzir visitantes em atrativos e trilhas das unidades de conservação estaduais. Até o ano de 2018, mais de 200 pessoas foram credenciadas em oito UCs, priorizando moradores de comunidades do entorno das UCs.
O Parque Estadual da Lagoa do Açu, ainda não possui guias ou condutores credenciados pelo Inea. Estamos trabalhando para que isso ocorra o mais breve possível. Mesmo assim, você poderá realizar sua visita sem a contratação deste tipo de serviço, conheça um pouco mais sobre o PELAG, navegando pelo site.