Foto : desconhecido
O Parque Nacional da Tijuca (PNT) protege uma das maiores florestas urbanas do mundo. São 3.953 hectares distribuídos pelos bairros das zonas Norte, Sul e Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Com 1.022 metros, o Pico da Tijuca é o ponto mais alto do parque e pode ser acessado através de uma trilha que começa na Estrada da Cascatinha, no Alto da Boa Vista.
O Morro do Corcovado, um de seus atrativos, em que está a mundialmente famosa estátua do Cristo Redentor, hoje um santuário, já faz com que o PNT atraia milhares de visitantes. Além da Floresta da Tijuca, em que estão a Vista Chinesa, a Capela Mayrink e a Mesa do Imperador, outros atrativos fazem parte do complexo do parque, como as trilhas para as Pedras da Gávea e Bonita, onde fica a famosa rampa de voo livre e o Parque Lage, com acesso no bairro do Jardim Botânico.
  Como Chegar : 
  De Carro : Existem diversos caminhos para chegar ao Parque Nacional da Tijuca. Para acessar o centro de visitantes é preciso subir até o bairro Alto da Boa Vista pela Avenida Edson Passos tendo como ponto de partida o bairro da Usina. Ao chegar à Praça Afonso Viseu, deve-se contorná-la e subir a Estrada da Cascatinha.
Já para quem deseja conhecer o Morro do Corcovado, o trajeto permitido é somente até a altura da Estrada das Paineiras; a partir desse ponto, os visitantes devem embarcar em vans especiais que farão o restante do percurso.
No bairro do Cosme Velho pode se tomar um trenzinho ou mesmo as vans credenciadas.