Atrações do Entorno

    Valença


No centro histórico de Valença estão mais de 130 bens tombados pelo Instituto estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), como as igrejas Matriz de Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Patrocínio, o prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia, a Câmara Municipal.

No distrito de Barão de Juparanã encontra-se a antiga Estação Ferroviária de Barão de Juparanã, recentemente restaurada; o Assentamento Mutirão da Conquista, com exposição da produção de artesanatos e culinária típica da agricultura familiar; a Fazenda Santa Mônica, em que viveu Duque de Caxias, e ainda o Palacete da Princesa Isabel.

Em outro distrito, de Conservatória, já conhecido como a capital da seresta, há extenso calendário de eventos ao longo do ano. A Serra da Beleza é um dos belos atrativos naturais da região e na parte cultural e histórica, há o Quilombo de São José.

No distrito de São Francisco, encontra-se o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia, com opções de caminhada e pedalada de 4 km em volta do espelho-d’água, circundado por uma floresta bem protegida. Este parque é também escolhido pelos praticantes de stand up paddle, caiaque e observação de aves. Existe estrutura para camping e churrasqueira.


  Foto : Isabela Kassow

A igreja começou a ser construída por Miguel Tomás e escravos devotos de Nossa Senhora do Rosário em 1848, sendo concluída em 1853. Depois de anos de deterioração, foi reconstruída em 1924. Dentro dela, no alpendre onde ficava o coro, foi montado o Memorial Afro Miguel Tomás, exposição permanente de objetos ligados à cultura negra, parte do ponto de cultura Projeto de Integração dos Movimentos Culturais e Afrodescendentes de Valença.

A igreja guarda utensílios de cozinha dos escravos, missal, cálice e patena da 1ª missa, objetos de tortura (canga, vira-mundo, perneira, chibata, palmatória), instrumentos musicais afros, paus de maculelê, objetos de bambu e presépios em madeira. Entre os destaques, o berimbau e a bicicleta do Mestre Deolézio, da Associação Moçambique de Capoeira, fundador da Liga Centro Sul de Capoeira; o LP de vinil Missa Luba ? missa cantada em autêntico congolês e um painel com a imagem da cantora Clementina de Jesus, valenciana ilustre.

No local, mais de mil alunos da rede municipal recebem oficinas de capoeira, jongo, literatura afro, artesanato, instrumentos e fundamentos de folia de reis (reza e tambor) e culinária afro-brasileira.

  End. : Rua Bernardo Viana, 120, Centro - Valença

  Tel. : (24) 2453 4248


  Foto : desconhecido

O museu guarda vasto material pessoal do cantor Vicente Celestino e de sua mulher, a cineasta Gilda Abreu, além de objetos do casal de cantores Nora Ney e Jorge Goulart, na galeria dos imortais. Destaque para o figurino de Vicente Celestino no filme O Ébrio e para o violão do cantor.

As roupas usadas pelo casal no dia do casamento também estão lá. Gilda foi a segunda mulher a dirigir cinema no Brasil, assinando, além de O Ébrio, títulos como Bonequinha de Seda, Pinguinho de Gente e Coração Materno. Também está exposta a foto da última apresentação de Vicente Celestino, que morreu de enfarte em 23 de agosto de 1968.

O museu tem 5 mil cópias de discos do artista e sala de pesquisa da MPB, com mais de 4 mil fotos, recortes de jornais e revistas. Foi criado por Wolney Porto, em 1999, depois de carreira como produtor musical na TV Record. Ele também foi o responsável pela abertura do museu em homenagem a Silvio Caldas, Nelson Gonçalves, Guilherme de Brito e Gilberto Alves, também em Conservatória. Em casa, Wolney guarda ainda uma coleção de 11 mil discos em vinil de artistas da MPB.

  Visitação : Sextas: de 13h a 0h; sábados: de 8h a 12h e de 13h a 0h; domingos: de 8h a 12h e de 13h a 16h.

  End. : Rua Pedro Gomes, 50, Conservatória - Valença

  Tel. : (24) 2438-1134


  Foto : desconhecido

Conservatória, distrito de Valença, é chamada de Cidade das Serestas e famosa em todo o país. São vários encontros durante todo o fim de semana. A animação começa na noite de sexta: às 20h, tem início a seresta dentro da Casa da Cultura. Às 23h, os seresteiros vão até a porta do antigo museu da seresta, na rua que desce, e de lá seguem pelas ruas da cidade. Este grupo de Serenata vai até a rua que sobe, onde se encontra com outro grupo, que faz MPB e chorinho em evento chamado Serenoite.

Aos sábados, das 11h às 13h, na Praça do Clube, acontece uma roda de chorinho. No domingo, é a vez da Solarata, nome dado às serenatas diurnas. Vai das 10h30 às 12h, na Travessa Geralda Fonseca, conhecida como Rua do Meio ou rua de lazer. No quarto domingo do mês, tem missa dos seresteiros com cantoria a partir das 9h na igreja de Santo Antonio, na Praça Getúlio Vargas. A missa é toda em seresta. Conservatória só volta a descansar depois das 15h de domingo, até que a cantoria recomece no fim de semana seguinte.

As serestas e serenatas acontecem desde o século 19. A maioria das casas de Conservatória conserva características da época auge da cafeicultura na região e tem afixada na fachada principal uma placa com o nome e autoria de uma música de seresta, escolhida pelo próprio morador. Esta placa é colocada à noite pelos seresteiros.  Como parte do ritual de batismo das casas, os seresteiros e visitantes entram na residência e são recepcionados com festa.


  Foto : desconhecido

O Quilombo São José existe a cerca de 150 anos e é o mais antigo do estado. Cerca de 200 quilombolas moram no local, em suas casas de adobe ou pau-a-pique e telhado de palha. O trabalho em conjunto na agricultura de subsistência, o catolicismo, a umbanda, o artesanato tradicional, o fogão à lenha, o Jongo e o Terço de São Gonçalo fazem parte do cotidiano dos moradores desde a chegada dos seus antepassados na fazenda, por volta de 1850.
Nessas terras, os negros de São José constituíram um núcleo religioso e cultural procurado não só pelos moradores das cidades próximas, mas de vários outros pontos do Brasil e do mundo que visitam a comunidade ao longo do ano.
Visitar São José é uma viagem ao passado com direito à uma bela receptividade de seus senhores, senhoras, jovens e crianças que nos recebem com alegria, simpatia e satisfação, sempre convidativos a nos sentar nos sofás de suas casas, tomar um café, e passar uma bela tarde de conversa.

  End. : Estrada Conservatória-Santa Isabel do Rio Preto (RJ-137), Km 57, Valença – RJ

  Tel. : (24) 2457-1130


  Foto : desconhecido

Do centro da cidade há o acesso ao Cruzeiro, mirante de onde se pode observar a cidade. No local há uma praça e uma cruz que mede 11,20m de altura por 5m de largura. Foi inaugurado em 1953, em comemoração aos 150 anos da primeira missa celebrada em Valença.

  End. :  

R. Santa Rita de Cássia - Esplanada do Cruzeiro, Valença

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017