Foto :Ana Balarin

O Mirante da serra que dá nome ao parque, fica a 366 m de altitude e é muito utilizado para fotografias e filmagens em virtude da bela vista para a face sul da Serra da Concórdia. Também é possível avistar o Morro do Cruzeiro, o palacete que pertenceu à Princesa Isabel e o histórico casarão da Fazenda Santa Mônica (Embrapa), em que viveu Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

A trilha tem importante papel de integração com o entorno do parque e nela constantemente são realizadas atividades de educação ambiental e reflorestamento com escolas da região.

Ao chegar ao mirante, é possível desfrutar de estruturas para descanso e lazer, propiciando a realização de piqueniques.

  Como chegar :

O acesso é pela sede do parque, Avenida Barão de Santa Mônica, nº 700 - RJ-115 - Valença.



  Foto : Rafael Felippe

O Mirante tem vista para o Distrito de Barão de Juparanã, com as belas construções da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio e da antiga Estação Ferroviária. Tem vista também para a Serra da Concórdia e para o antigo Palacete da Princesa Isabel.

Fica a 406 m de altitude e é ideal para fotografias panorâmicas do distrito que dá nome ao mirante.

  Como chegar :

O acesso é pela sede do parque, Avenida Barão de Santa Mônica, nº 700 - RJ-115 - Valença.



  Foto :Rafael Felippe

A Cachoeira é localizada no distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí. Trata-se de ótima opção para banho e atividades de lazer, na verdade, duas belas quedas- d água em uma região de mata bem preservada.

  Como chegar :

O acesso à cachoeira se dá pela Estrada Dr. Novaes. 



  Foto : Equipe Gp

Localizada próximo à Embrapa Gado de Leite e à sede do parque, em Valença. A cachoeira é uma ótima opção de lazer para moradores da região e turistas. 

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017