O parque tem diversos acessos para trilhas e atrativos nos municípios de Niterói e Maricá, onde também estão localizadas a sede e subsede, respectivamente.

Subsede

De onde é possível acessar aos atrativos do Costão de Itacoatiara e Enseado do Bananal, siga o seguinte roteiro:

De carro pela Região Oceânica de Niterói, seguir pela Estrada Francisco da Cruz Nunes, na direção da Praia de Itaipu, entrar à esquerda na rotatória para Itacoatiara. Seguir pela estrada e entrar à esquerda na Rua das Rosas, que é uma rua antes de se chegar à rua da praia. Seguir até o número 24 desta rua, que fica ao lado do Clube dos Engenheiros.

De ônibus partindo de Niterói: qualquer linha que tenha seu ponto final na Praia de Itaipu, como as linhas 38 - Itaipu, 52 – Maria Paula e 56 - Várzea das Moças. A principal delas é a linha 38, cujo ponto final é o Terminal Rodoviário João Goulart, no centro de Niterói. Partindo do Rio: existem duas linhas intermunicipais que interligam o bairro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro, à Praia de Itaipu. Para qualquer uma dessas linhas, saltar na Estrada de Itacoatiara, e seguir a pé, pelo Bairro de Itacoatiara, conforme descrito anteriormente.


Sede

Localizada em Itaipuaçu, Maricá, tem alguns dos atrativos naturais próximos, como a Pedra do Elefante.

De carro, seguir pela Estrada Francisco da Cruz Nunes até entrar na pequena rotatória de Itaipuaçu para a Estrada da Serrinha. Subir a íngreme serrinha por aproximadamente 1 km até o Mirante de Itaipuaçu, a poucos metros do início da trilha, onde há estacionamento somente para poucos carros.

Vindo de Maricá, seguir até quase o final da Praia de Itaipuaçu e entrar na Rua Raimundo Monteiro, continuando na mesma até desembocar na Estrada de Itaipuaçu. Prosseguir nessa estrada até o ponto mais alto (no mirante).

Atenção: como as vagas no mirante são limitadas, a melhor indicação é estacionar os automóveis ao pé-da-serra e subir a pé, atentando para o grande movimento de veículos, até o início da trilha. Existe também a opção de subir de kombi ou van particulares, que fazem a linha Itaipu x Itaipuaçu.

De ônibus, a partir de Niterói, é possível utilizar qualquer linha que tenha seu ponto final na Praia de Itaipu, como as linhas 38 - Itaipu, 52 – Maria Paula e 56 - Várzea das Moças. A principal delas é a linha 38, cujo ponto final é o Terminal Rodoviário João Goulart, no centro de Niterói. Partindo do Rio de Janeiro, existem duas linhas intermunicipais que interligam o bairro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro, à Praia de Itaipu. Ao utilizar qualquer dessas linhas, descer na Estrada Francisco da Cruz Nunes, perto da rotatória de Itaipuaçu, e subir a Estrada da Serrinha, a pé ou de van, até o início da trilha.