Visitação : de terça a domingo, das 8h às 17h.

O Parque Estadual dos Três Picos (PETP) é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. Localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do estado, tem inestimável beleza cênica, com grande número de nascentes e rios, várias cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas. A área de mais de 65 mil hectares estende-se em partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

A proximidade com a capital do estado e o fato de estar inserido no coração de uma região de forte tradição turística o colocam em situação estratégica. A variada topografia e a notável exuberância da Mata Atlântica, preservadas em grande parte do seu território, impõem a busca de alternativas de desenvolvimento que incorporem como princípio básico a preservação de seus recursos naturais. Para habitantes, visitantes e turistas, são inúmeras alternativas de lazer, oportunidades de trabalho e aprendizagem sobre comportamento e cultura da preservação ambiental.

  

Sede: Estrada do Jequitibá, nº 145, próximo ao km 49 da RJ-116 - bairro Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu

  (21) 2649-6847

 Endereço : Estrada do Jequitibá, 145, Boca do Mato, próximo ao Km 49 da RJ-116, Cachoeiras de Macacu - Rj.

  Telefone : (24) 3387‐2318

 Atividades permitidas : 

Segundo o Decreto Estadual nº 42.483/2010, que estabelece as diretrizes para o uso público nos parques estaduais do RJ:

I - visitação para lazer e recreação;

II - esportes de aventura;

III - esportes radicais;

IV - turismo de aventura;

V - ecoturismo;

VI - educação ambiental;

VII - interpretação ambiental;

VIII - pesquisa científica;

IX - atividades artísticas de fotografia, filmagem e artes plásticas; e

X - outras atividades compatíveis com os propósitos e objetivos dos parques estaduais, a critério do Inea. 

 Atividades não permitidas : 

I - o trânsito e o estacionamento de veículos automotivos em locais não autorizados;

II - a prática de bicicross e de mountain bike fora das trilhas designadas pelo Inea para esse fim;

III - o trânsito de veículos movidos à tração animal, exceto quando a serviço da administração do Parque;

IV - o uso e a permanência de animais domésticos;

V - o depósito de lixo fora dos recipientes apropriados (lixeiras);

VI - a retirada total ou parcial de qualquer planta ou amostra mineral;

VII - a caça, a pesca, a captura de animais silvestres ou a montagem de artefatos de caça, bem como proporcionar maus-tratos ou alimentação inadequada à fauna local;

VIII - a introdução de espécies animais ou vegetais, domésticas ou silvestres, nativas ou exóticas, sem a devida autorização, independente da forma de introdução no interior do parque estadual;

IX - a prática de atividades comerciais não autorizadas;

X - a utilização de produtos químicos para banho ou lavagem de objetos em corpos hídricos naturais ou artificiais existentes, assim como a captação da água para outros fins sem a devida autorização;

XI - a realização de eventos sem a devida autorização (festas, encontros religiosos e shows, dentre outros);

XII - a utilização de aparelhos sonoros, salvo com autorização expressa da administração do parque;

XIII - o ateamento de fogo na vegetação, bem como a realização de fogueiras ou qualquer outra conduta que possa causar incêndio florestal ou em outras formas de vegetação nativa;

XIV - o acampamento fora das áreas designadas para esse fim;

XV - a realização de caminhadas fora das trilhas existentes, bem como a abertura e interligação de atalhos que possam acelerar o processo erosivo das trilhas;

XVI - a realização de pesquisa científica sem a devida autorização;

XVII - o uso de imagem (fotografia, gravação, filmagem) dos parques estaduais para fins comerciais sem a devida autorização. Saiba mais.

§ 1º - Manifestações religiosas só poderão ocorrer em locais previamente designados para tal e todo o material empregado deverá ser recolhido imediatamente após o culto pelos praticantes.

§ 2º - O uso ou a permanência de animais domésticos no interior dos parques estaduais poderá ser autorizado, excepcionalmente, pelo chefe da unidade de conservação em circunstâncias que o justifiquem.

Conduta consciente em unidades de conservação

Informe-se sobre regulamentos, restrições e condições climáticas. Planejamento é muito importante. Você é responsável pela sua segurança. Use somente as trilhas. Atalhos destroem plantas e raízes, além de causar erosão. Leve seu lixo de volta. Proteja a floresta de incêndios, não jogue pontas de cigarro nem acenda fogueiras. Respeite a fauna e a flora. Não alimente os animais nem retire plantas. Seja discreto, não faça ruídos desnecessários, nem deixe marcas em árvores ou rochas. Seja cortês com os outros visitantes e com a população local. Deixe os animais de estimação em casa.

Você é bem-vindo!


O nome do parque está ligado à história dos exploradores na região dos Três Picos, visitada pelos montanhistas desde a década de 20. Este importante conjunto de montanhas formado pelo Pico Menor, Médio e Maior, tendo este aproximadamente 2.366 m de altitude, o ponto culminante de toda a Serra do Mar, é localizado entre os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis. O lugar consagrou-se por concentrar o maior número de vias longas do país a partir dos anos 90, atraindo montanhistas de vários países, e hoje ressalta a vocação para o ecoturismo responsável.

A sede do parque é localizada no município de Cachoeiras de Macacu, cuja cidade tem registros de colonização datando do final do século XVI.  Tem rica história, que ainda pode ser observada em diferentes locais. No centro, o prédio do Fórum Municipal, por exemplo. No distrito de Japuíba, no casarão, no coreto símbolo da praça e na histórica Igreja de SantAnna.

Já na bela serra do município, no bairro de Boca do Mato, as lembranças da época em que o trem cruzava a serra são visíveis nas construções antigas, no que hoje é a trilha conhecida como Leito Ferroviário. A trilha passa por construções da antiga ferrovia, cujo nome era The Leopoldina Railway Co. Outro importante registro histórico do município são as ruínas da Igreja de São José da Boa Morte, de 1834. As ruínas foram tombadas pelo Instituto estadual do Patrimônio Cultural, INEPAC, desde 1989. 


O parque tem cobertura vegetal do bioma Mata Atlântica em toda a sua extensão. A disposição florestal apresenta a floresta ombrófila densa montana, floresta ombrófila densa submontana, alto montana e também campos de altitude, em função de sua grande variedade de altitudes, dos 100 m em certas vertentes aos 2.366 m do Pico Maior. No entanto, no entorno, é possível observar as alterações introduzidas pela mão do homem, como  a vegetação para animais de pasto, reflorestamentos de espécies exóticas e agricultura.

Com rica diversidade, abriga espécies raras, como a orquídea Gaylussacia pruinosa, e espécies da família das Melastomataceae, além do jequitibá-rosa (Cariniana-legalis) milenar, de mais de 40 m de altura, um dos símbolos da unidade.


A grande variedade de habitats comporta uma enorme diversidade da fauna, entre mamíferos, aves, artrópodes, anfíbios e répteis. Pesquisas indicam aproximadamente 100 tipos de espécies de mamíferos diferentes, 22 de répteis e anfíbios e 133 espécies de artrópodes e mais de 370 espécies de aves.

Com características peculiares de fauna, o PETP se destaca como um importante refúgio para a vida selvagem, exercendo importante ação neste sentido. Dentre as espécies relevantes estão: a suçuarana ou onça-parda (Puma concolor), maracajá (Leopardus wiedii), caxinguelê (Guerlinguetus ingrami), cutia (Dasyprocta agouti), ouriço-caixeiro (Sphiggurus insidiosus), tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), entre outros.

Conheça as Aves do Parque Estadual Pedra Selada


O parque tem características de relevo acidentado, com influências diretas da Baía de Guanabara e do Oceano Atlântico. Está classificado como uma região tropical, que proporciona clima úmido a superúmido, mesotérmico.  Apresenta temperaturas elevadas com chuva no verão e com estação seca no inverno, que podem chegar próximas a 0º nas regiões mais altas.

Concentra-se nos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março o período de maior precipitação. Esse fenômeno de precipitação intensa é decorrente da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que causa a parada de frentes frias por vários dias na região. A pluviosidade encontrada na PETP é considerada umas das maiores do estado do Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, os meses de inverno costumam ser rigorosos, com característica de serem secos. É comum o fenômeno da geada em noites mais frias, nas regiões mais altas.


O parque exerce importante papel no abastecimento de água das cidades circunvizinhas, fazendo jus ao fato de ser popularmente conhecido como a caixa-dágua do estado do Rio de Janeiro. Partes de seu território estão em cinco bacias hidrográficas: Bacia do rio Macaé, Bacia da Baía da Guanabara, Bacia do rio São João, Bacia do rio Macacu, e bacias de afluentes do rio Paraíba do Sul, reforçando a importância de sua preservação para esses mananciais, não apenas com respeito ao abastecimento, mas para lazer e recreação, equilíbrio ecológico e outras atividades.


A região do parque caracteriza-se por ser de relevante interesse geológico. Predominantemente constituída por rochas graníticas e gnáissicas, são encontrados em seus campos quatro principais domínios geomorfológicos que são observados no relevo da Serra do Mar do estado do Rio de Janeiro: escarpa sul (Atlântica); planalto e a vertente norte da Serra dos Órgãos; planalto da Serra de Macaé de Cima; baixadas colinosas. Todos esses domínios configuram a importante característica geológica, desde as áreas mais baixas, nos municípios no pé da serra", como Guapimirim, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu, às importantes rochas em elevadas altitudes, como o Caledônia, os Três Picos e as Torres de Bonsucesso, em Nova Friburgo e Teresópolis, respectivamente, caracterizando o relevo único, encontrado nesta unidade de conservação.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
Instituto Estadual do Ambiente
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017