A trilha é circular e leva o visitante ao mirante que descortina a serra do município, com uma paisagem deslumbrante. Pode-se escolher entre dois acessos. É possível realizar a trilha maior, com extensão aproximada de 700 metros, de subida íngreme, e longo trecho de descida até o ponto final. A segunda opção, de menor extensão, se dá pela estrada para a sede, em que a trilha é plana e curta. Em apenas cinco minutos é possível avistar toda a serra, com destaque para o Pico do Caledônia, um dos pontos mais altos da Serra do Mar, com 2.257 m.

  Percurso :  700 m

  Duração : 30 minutos

  Grau de Dificuldade :  Leve.


A imponência da Cachoeira faz dela um dos principais atrativos do parque e do município de Cachoeiras de Macacu. A trilha até lá é de fácil orientação e poucos obstáculos, mas permite que os visitantes aventurem-se cruzando pequenos riachos e observem as quedas-d'água ao longo da caminhada. A trilha ainda oferece acesso à Furna da Onça, que são grandes blocos de pedra criando um belo cenário, próximo ao "poço onde a onça se escondia", como contam os moradores mais antigos da região.

  Percurso :  1,07 km

  Duração : 1 h

  Grau de Dificuldade :  Leve.


Muito conhecida entre os moradores da cidade, a trilha vem atraindo visitantes, constituindo importante atrativo para o município. A localização privilegiada, próximo ao Mirante do Soberbo, o fácil acesso, incríveis mirantes e a grande beleza cênica da trilha e do entorno são os atributos. Ao todo, pouco menos de 700 metros, mas com um trecho inicial de grande aclive, que é recompensado com a vista privilegiada para parte da cidade e para a Serra dos Órgãos. Existe um trecho de “Rope Climb” de identidade única. Visitada por várias faixas etárias, é uma excelente opção de integração com a natureza.

  Percurso :  680m

  Duração : 40 minutos

  Grau de Dificuldade :  Leve.


Pertencente ao 1º trecho dos Caminhos da Serra do Mar, a trilha tem um aclive que termina no pico Dominguinhos, ponto máximo da região do Jacarandá. Do seu cume, é possível avistar a cidade de Teresópolis e os Três Picos. A caminhada de trechos leves a moderados proporciona um desafio a mais ao visitante, e o seu término tem vista deslumbrante.

  Percurso :  870m

  Duração : 30 minutos

  Grau de Dificuldade :  Leve.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017