Foto : Ingrid Pena

O Programa Voluntário Ambiental é uma iniciativa do Inea de fortalecimento das unidades de conservação estaduais por meio do envolvimento da sociedade em atividades integradas com a conservação da natureza. Seu objetivo é aproximar a sociedade da gestão e manejo dos recursos naturais nas áreas protegidas que são administradas pelo Inea, promovendo a sensibilização e o intercâmbio de experiências com os profissionais do Inea. 

O voluntariado ambiental é uma oportunidade para o envolvimento dos cidadãos na gestão do meio ambiente e de contribuição para mudanças positivas na relação da sociedade com a natureza. Acreditamos que os voluntários podem auxiliar no desafio de promover a proteção dos remanescentes de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e zelar pelo rico patrimônio natural que abrigamos.

Há cinco áreas temáticas nas quais o voluntário ambiental pode atuar:

I. Educação Ambiental;

II. Prestação de informações aos visitantes;

III. Manutenção de trilhas e instalações;

IV. Apoio a serviços administrativos; e

V. Identificação de focos de incêndio e outros incidentes, sendo vedado ao voluntário ambiental o combate ao fogo.

Os voluntários regulares são selecionados por meio de editais publicados periodicamente no site e nas redes sociais do Inea. Os interessados são selecionados por meio de análise de documentação, currículo e entrevista.

Além disso, o Inea promove diversas ações com voluntários eventuais, como mutirões e forças-tarefa, e desenvolve atividades com duração pré-determinada com voluntários visitantes, que podem utilizar as instalações das nossas unidades de conservação para promover pesquisas científicas de interesse da instituição.

Como se tornar um voluntário?

Qualquer pessoa disposta a se engajar na missão de conservação da natureza é bem-vinda e poderá ser convocada a ser participante do Programa Voluntário Ambiental. Se você tem interesse em participar de atividades do Programa Voluntário Ambiental do Inea, faça seu pré-cadastro para receber novidades em primeira mão!


Atua durante um período regular, de três meses a um ano. Nesta modalidade são abertos editais para atuação em Áreas especí­ficas. Após a admissão, a rotina de atividades é acordada entre a equipe da unidade executora e o voluntário. A contratação de seguro de acidentes pessoais por parte do voluntário é obrigatória. Existe também a modalidade de Voluntário Regular Universitário, que tem as mesmas caracterí­sticas que um voluntário regular comum, porém seu trabalho é concentrado no perí­odo de até um mês, que poderá ser aceito como experiência acadêmica segundo as normas das universidades parceiras. Neste caso, no entanto, a contratação do seguro será responsabilidade da Universidade, e a unidade executora poderá oferecer alojamento para voluntários oriundos de outras localidades, caso exista disponibilidade.


Atua na forma de empreitada, por dois ou mais dias seguidos, para atendimento a demandas que exijam reforço temporário, como feriados, fins de semana, eventos ou datas específicas. Para esta modalidade,o abertos editais em queo estipuladas as atividades requeridas, o local e o período de atuação do voluntário. É necessária a contratação de seguro de acidentes pessoais e a unidade do Inea poderá oferecer alojamento e outras contrapartidas.


Participa do programa por apenas um dia em mutirões, empreitadas ou atividades condensadas, de acordo com uma programação preestabelecida e de forma programada. Para participar, o candidato deverá estar atento às chamadas públicas e preencher uma ficha de cadastro. O seguro de acidentes pessoais o é obrigatório. Nesta categoria de voluntariado também é possí­vel ter a participação do Voluntário Juvenil.

Voluntário Juvenil é um voluntário eventual com idade entre 12 e 16 anos ou entre 16 a 18 anos incompletos que participa de ações eventuais, mas precisa de acompanhamento de responsável legal e/ou autorização formal para realizar as atividades.

Se você tem interesse em participar de atividades do Programa Voluntário Ambiental do INEA, faça seu pré-cadastro para receber novidades em primeira mão! #SouVoluntarioAmbiental

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017