Foto :Caroline Tudesco

É uma área na Lagoa do Açu bastante frequentada por banhistas e praticante de esportes de aventura e ecoturismo, para caiaque e stand up paddle, pois é de fácil acesso.

Com água quente e uma beleza sem igual, o local é cercado por vegetação nativa.

A ponte tem a área de mangue mais preservada do parque. 

 

  Como chegar :

Siga pela Av. Olavo Saldanha por cerca de 11,5 km em direção à Praia do Açu, onde encontrará o atrativo. 



  Foto : Caroline Tudesco

Trata-se de outra área da Lagoa do Açu bastante utilizada por praticantes de esportes náuticos, como caiaque e stand up paddle. É também muito frequentada por banhistas no período de veraneio. 

  Como chegar :

Siga pela Av. Olavo Saldanha por cerca 7,9 km em direção à Praia do Açu. Vire na primeira à esquerda após o Farolzinho, siga por mais 500 m e vire novamente à esquerda; em seguida vire à direita, percorrendo mais 750 m. 



  Foto :Samir Mansur

Para os amantes da prática de surfe, a Última Opção Surf Point é uma área bastante procurada. Um local com ondas constantes e ideais para a prática de esportes como surf e bodyboarding.

Este ponto também costuma ser bastante frequentado por banhistas e fotógrafos voltados para a área de esportes radicais. 

  Como chegar :

Dirija-se pela Av. Olavo Saldanha por cerca de 5 km em direção ao balneário do Xexé. Seu destino se encontra à direita.



  Foto : Samir Mansur

É considerada a única na América do Sul que possui estromatólitos carbonáticos, que datam do período pré-cambriano, apresentando colônias de bactérias fossilizadas e formações calcárias.

A importância geológica e paleontológica faz da Lagoa Salgada um atrativo histórico e diferencial, hoje protegido pelo parque.

  Como chegar :

Siga pela Av. Olavo Saldanha por 12,7 km em direção à Praia do Açu e vire à direita na primeira bifurcação. Siga por 600 m e vire à esquerda. Siga pela estrada principal por 3,5 km e vire à direita, percorrendo mais 850 m. Em seguida vire à esquerda em uma estrada de saibro (estrada de terra). Seu destino se encontra à esquerda, em 1,2 km.



  Foto :Diomarcelo Pessanha

Uma boa opção de lazer dentro do parque é o Recanto, no Xexé, em que é possível passear de pedalinho nas águas calmas da Lagoa do Açu, fazer um piquenique em família ou simplesmente tomar um banho de lagoa.

A área é muito utilizada também por praticantes de slackline, stand up paddle e caiaque. Há possibilidade de alimentação oferecida por pessoas locais.

  Como chegar :

Siga pela Av. Olavo Saldanha em direção ao balneário do Xexé por cerca de 4 km, até terminar o asfalto; siga pela estrada de terra por mais 2 km e vire à esquerda na placa indicativa; siga por mais 1 km e o seu destino se encontrará à esquerda.



  Foto : Caroline Tudesco

A restinga presente no parque representa o último remanescente de Mata de Restinga no litoral do município de Campos dos Goytacazes. É de grande importância ecológica e serve de refúgio para espécies ameaçadas de extinção. 

  Como chegar :

Siga pela Av. Olavo Saldanha em direção ao balneário do Xexé por aproximadamente 3 km.



Na área do parque ocorre todos os anos de setembro a março o período de desova de tartarugas marinhas.

A base do Projeto Tamar (de conservação marinha), na Bacia de Campos, monitora 99 km de praias, nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Durante a temporada, os visitantes podem participar da soltura de filhotes com a equipe do Tamar no Farol de São Thomé, município de Campos dos Goytacazes.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017