Foto :Germano Viegas

O afloramentro rochoso em forma de sela de cavalo, que dá nome à UC, é o principal atrativo do parque. Com 1.755 metros de altitude e 360 graus de visibilidade, oferece ao visitante um mar de montanhas com vista para o Pico das Agulhas Negras, o Vale do Paraíba e a Serra da Bocaina.

A trilha de acesso à Pedra Selada tem grau de dificuldade pesado e requer certo condicionamento físico. São 2,8 km de subida íngreme entre áreas de pasto e floresta, com cachoeiras e belas paisagens até o pico. Existe apenas um ponto de água antes do cume. O tempo estimado total de subida é de 2 horas a 2h30m.

  Como chegar :

A partir da sede administrativa do parque, é preciso percorrer 12,1 km pela RJ -151 (no sentido Visconde de Mauá-Bagagem), até a entrada do atrativo. Existe uma placa indicativa, um estacionamento, um bar, sanitários e outras estruturas particulares que apoiam a visitação.



  Foto : Thiago Amaro

É o principal atrativo para banho, de águas em verde-esmeralda, convidativas e transparentes. 

  Como chegar :

Fica a 10 km de distância da sede administrativa, localizada na Vila de Mauá. Para chegar ao poço, deve-se entrar pelo Vale do Pavão, seguindo por uma estrada de chão de difícil acesso por 6,5 km até a entrada, com espaço para estacionar veículos. Desse ponto até o local são 280 metros de trilha em descida íngreme, por dentro da floresta de Mata Atlântica, até a beira do rio Marimbondo.



  Foto :Diva Pereira

Bosque do Visconde é um espaço em que é possível conhecer as belezas naturais da região.

Indicada para a prática de atividades ao ar livre e com grau de dificuldade leve, a Trilha do Bosque é local para observação de aves, borboletas e toda a rica biodiversidade da Mata Atlântica.

Em apenas 30 minutos, é possível percorrer o trajeto que tem um bosque de araucárias, mirantes em pontos estratégicos, com destaque para a Pedra Selada, e uma vegetação em diferentes estágios regenerativos, permitindo a interação entre moradores, visitantes e a Mata Atlântica. 

  Como chegar :

Sua localização é atrás da sede do parque.


INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017