Foto :Gabriel Ludolf

Fica localizado na sede, com exposição permanente sobre o parque. A equipe e os guarda-parques também recebem grupos, via agendamento, para visitas e atividades especiais. 

  Como chegar :

Estrada do Jequitibá, nº 145, próximo ao km 49 da RJ-116 -  bairro Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu



  Foto : Tatiana Horta

Popularmente conhecido como o gigante da floresta, com idade estimada superior a mil anos e cerca de 40 metros de altura, fica localizado próximo à sede. A trilha interpretativa para chegar até lá é curta e com poucos obstáculos, em cerca de 400 metros de extensão, favorecendo a visitação também de grupos com pouca experiência. Existem placas informativas sobre os ciclos da natureza. Muito procurada por grupos escolares e amantes da natureza, em geral.

  Como chegar :

Estrada do Jequitibá, nº 145, próximo ao km 49 da RJ-116 -  bairro Boca do Mato - Cachoeiras de Macacu



  Foto :Maicon Rocha

Pode ser alcançado por uma trilha também conhecida como Rodolfo Chermond, lendário montanhista carioca. Com início na entrada do Vale dos Deuses, é possível chegar à base da montanha do Capacete de Salinas, com 2.197 m, localizada ao lado do Pico Maior. No final da caminhada, há um mirante de pedra, a uma altitude de 1.900 metros na base da montanha, de onde é possível avistar todo o Vale dos Três Picos, além da Serra do Caledônia ao fundo.

  Como chegar :

Núcleo Três Picos - Estrada dos Três Picos, s/nº



  Foto : Maicon Rocha

Um dos atrativos mais visitados do parque, a trilha para a Caixa de Fósforos exige caminhada longa, por cerca de duas horas, entre trechos mais planos, por dentro do Vale dos Deuses, e trechos mais íngremes, que requerem maior preparo para chegar à base da rocha. Aí será possível observar de perto a singular formação, além do Vale dos Frades, de um ângulo único. Esta formação rochosa leva o curioso nome de Caixa de Fósforos, e também Pedra dos Milagres, pois fica apoiada em uma pequena base.

  Como chegar :

Estrada dos Três Picos, s/nº



  Foto :Maicon Rocha

Única montanha da formação rochosa dos Três Picos que é possível alcançar caminhando, o Pico Menor é para ser apreciado por visitantes bem preparados. A trilha, considerada de nível pesado, caracteriza-se por trechos íngremes e grande desnível. É muito importante também considerar as condições climáticas, tendo em vista as características do lugar. No entanto, o esforço para chegar aos 2.310 m do cume é recompensado com uma paisagem fantástica de 360º de toda a região, sendo possível até mesmo avistar a Baía de Guanabara e o mar, em dias mais claros. 

  Como chegar :

O acesso se dá no Vale do Toledo, em direção ao Núcleo Três Picos, em um local conhecido como Casa do Português.



  Foto : Maicon Rocha

A montanha Cabeça de Dragão, com 2.082 m, é dos atrativos mais frequentados do núcleo Três Picos. Do seu topo tem-se uma das mais belas vistas de toda a região. Pode-se dizer que ela é dividida em duas partes, o que a torna ainda mais atrativa. Primeiro há uma bela floresta do tipo ombrófila alto montana, típica de Mata Atlântica. Já o trecho final é realizado em costão de pedra, o que exige mais atenção devido à maior exposição ao risco. De seu o topo, avista-se de forma estupenda o Pico Maior, o Capacete e a Caixa de Fósforos, além do maciço do Caledônia e dos vales do Jaborandi e Frades.

  Como chegar :

A trilha tem início no camping do núcleo, Estrada dos Três Picos, s/nº.



  Foto :Acervo Inea

Idealizada para receber grupos de estudantes e famílias, a Trilha Bosque da Preguiça tem curta extensão, com área de piquenique e descanso para os visitantes. O contato próximo com a flora e com os recursos hídricos facilita na interpretação ambiental. Seu percurso simples possibilita caminhadas às margens de um curso de água por meio de passarela feita com troncos, de beleza única, que possibilita convívio social, confraternizações, com pontos de parada obrigatórios para fotos junto às quedas-d’água. 

  Como chegar :

O acesso se dá pela guarita, no núcleo Jacarandá.



O nome faz referência aos bairros de início e término da travessia. O trajeto é extenso, com total de 4,5 km, cercado por natureza preservada. De característica moderada, é também muito utilizado para a prática de ciclismo, com trechos ideais para a observação de aves. A localidade de Prata dos Aredes é uma região rural de Teresópolis, de produção de orgânicos, que pode entrar na programação da visita, ao término da travessia.

  Como chegar :

O acesso pode ser feito pela guarita do núcleo Jacarandá ou pela localidade de Prata dos Aredes, região rural que fica próxima à RJ-130.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017