Atrações do Entorno

    Rio Claro


A cidade de São João Marcos foi fundada em 1739, a reboque da primeira estrada de rodagem do Brasil, a Estrada Imperial, que a cortava. Incorporada ao município de Rio Claro, em 1938, São João Marcos, na data de seu bicentenário, tornou-se a primeira cidade do Brasil tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 1940, porém, decreto do presidente Getúlio Vargas cancelou o tombamento da cidade para acelerar as obras de ampliação da Usina Hidrelétrica de Ribeirão das Lages.

A cidade foi desocupada e destruída primeiro por dinamite e depois pelas águas da represa, em 1949. As construções foram demolidas antes de a água invadir, para evitar possíveis retornos. O patrimônio foi sacrificado, mas ainda podem ser vistas partes dos muros de contenção da Estrada Imperial e pontes em arco. Restos da Igreja Matriz de São João Marcos, à época frequentada pelos mais ricos da cidade, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, reservada aos pobres e negros e com um cemitério nos fundos, também são bastante visíveis.

Todas as ruínas do Sítio Arqueológico São João Marcos e a Ponte Bela na Estrada Imperial foram tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1990.

O moderno centro de memória, instalado em 2011, conta com boa infraestrutura para o visitante e uma exposição que revela a história da região.

  Visitação : O horário de funcionamento é de quarta a sexta, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 9h às 17h. .

  Como Chegar : 

  De Carro : Está localizado na rodovia RJ-149 (Rio Claro- Mangaratiba/Estrada Imperial), km 20.


Enorme lago artificial, em Rio Claro e Piraí. A parte de Rio Claro fica perto do local em que existiu a cidade de São João Marcos, destruída para a construção da represa. As águas seguem para a Usina de Ribeirão das Lajes e para a Estação de Tratamento de Guandu, depois distribuídas no município do Rio.

É possível realizar esportes náuticos, tais como stand up paddle e caiaque. Às margens, localiza-se o complexo de ruínas de grande valor histórico-arqueológico cuja principal atração é a Ponte Bela.

  Como Chegar : 

  De Carro : 

O acesso é pela RJ-149, no município de Rio Claro, e por estrada de terra em condições precárias, em que se observa a presença dos vários sítios arqueológicos. Segundo informações do Instituto de Arqueologia Brasileira, essa estrada é o traçado original da Estrada Imperial. 


Foi a mais importante das 42 fazendas do Comendador Joaquim José de Sousa Breves, conhecido como Rei do Café, e onde costumava dar luxuosas festas. Era ainda um dos centros políticos mais importantes do Rio de Janeiro durante o Primeiro e Segundo Reinados. Nela trabalharam cerca de seis mil escravizados. Nos anos 1940, a casa do Comendador foi transformada em um cassino. As antigas senzalas hoje são casas de veraneio, e a casa principal virou um centro cultural.

A fazenda conserva o marco de pedra ao lado da escadaria lateral, deixado por D. Pedro II em uma visita, e o açude construído por escravos para mover a roda-d’água de moagem de café.

A capela, de 1887, foi tombada em 1990 pelo Inepac. Já a Igreja de São Joaquim da Grama, originalmente pertencente à antiga fazenda, foi construída pelo Comendador em 1809, a cerca de 1 km da casa da fazenda. De imponente arquitetura, o templo tem planta complexa e simétrica e se destaca na paisagem “vazia”, com suas duas torres próximas sobre a nave.

  Como Chegar : 

  De Carro : Na rodovia Washington Luiz, entrar na cidade de Rio Claro e acessar a Estrada da Grama, a cerca de 2,5 km da antiga Estrada Rio-São Paulo.


Localizado em Lídice, distrito de Rio Claro, o quilombo tem como principais tradições a culinária e o artesanato. São aproximadamente 250 habitantes de uma mesma família que trabalham no plantio de plantas nativas, na horta comunitária e no cultivo de tilápia, um peixe de bom valor comercial introduzido na região. 

  Como Chegar : 

  De Carro : 

Fica a 6 km do centro de Lídice, município de Rio Claro, na estrada Rio das Pedras. Depois de uma ponte, tomar a estrada do Sertão do Sinfrônio direto até lá.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017