Localizada no município de Saquarema, com 1.500 metros de faixa de areia e ondas perfeitas, é conhecida como o Maracanã do Surf. É uma das praias com as melhores ondas do Brasil, onde acontecem disputas nacionais e internacionais de surf e bodyboarding.

Seu mar de cor azul esverdeada e águas limpas, além de muito procurado pelos surfistas, é utilizado para pesca de vara e de mergulho, atividades praticadas junto às pedras.

Próximo à praia se localiza a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, situada no alto do morro que a divide da Praia da Vila. Erguida por volta de 1660, é o cartão-postal da cidade e de onde se consegue ver a longa orla.


  Foto : David Steinwender

No bairro de Vilatur, no distrito de Bacaxá, em Saquarema, está localizada a Lagoa de Jacarepiá, única lagoa de água-doce próxima ao mar em toda a costa fluminense. Seu entorno apresenta uma vegetação arbustiva baixa, com espécies raras e outras já em processo de extinção (orquídeas, bromélias, begônias, canela, imbuí-pimenta, gravatá).

Na fauna local, é possível encontrar alguns animais em risco de extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo e a lontra. É um santuário ecológico, com variedades de peixes e animais silvestres.

A Lagoa Vermelha também fica no bairro de Vilatur, a 15 km do centro de Saquarema, já quase na divisa com Araruama. Consiste em um complexo de três lagoas circundadas por um canal. Devido à alta concentração salina e à presença de hidrogênio sulfuroso, é procurada para banhos medicinais.

Além da beleza cênica, o complexo lagunar é caracterizado pela presença de estromatólitos, importante fóssil para as pesquisas sobre a evolução da vida. 


A Praia de Vilatur fica na restinga de Massambaba, logo após a praia de Itaúna, em Saquarema, e termina na Lagoa Vermelha, totalizando 5 km de extensão. Com cenários privilegiados pela proximidade com lagoas e trilhas, e vegetação de restinga, é pouco frequentada, sendo o maior público os moradores. A praia tem água esverdeada, transparente e fria, com areia fina e clara, ideal para a pesca, principalmente pela tranquilidade do local.


  Foto : David Steinwender

É um atrativo muito conhecido no município de Araruama. Apresenta uma estreita faixa de terra dividindo lagoa e mar, conhecida como Restinga de Massambaba. É local de muito sol e ventos constantes, favorecendo a construção das diversas salinas que a tornam uma paisagem marcante para quem faz uma visita.

Dividida pelos frequentadores para facilitar os pontos de encontro, a extensa faixa de areia compreende as conhecidas praias do Vargas, do Pontal, da Pernambuca, do Dentinho e a deserta Praia dos Cachorros, oferecendo aos visitantes diversas opções de lugares para passar um dia de lazer. 


  Foto :David Steinwender

Situada no município de Arraial do Cabo, a Praia do Pneu recebeu este nome devido a um antigo ancoradouro, revestido de grandes pneus.

Atualmente o espaço serve de rampa para saltos acrobáticos aos praticantes de esportes náuticos, que frequentam o local atraídos pelo enorme espelho d’água.

Em continuação à Praia do Pneu, a Ponta das Coroinhas é uma lagoa também ideal para a prática de esportes náuticos de vento, e, para as famílias, devido à tranquilidade do local. 


  Foto : David Steinwender

É uma imensa duna em constante formação pelos ventos, há séculos. Hoje, há um corredor de areia cercado por vegetação.

O tempo estimado de caminhada em direção ao topo do morro é de 20 minutos, de onde é possível observar outras dunas que sofreram o mesmo efeito até se extinguirem, além da Lagoa de Araruama e a costa. 


  Foto :David Steinwender

Enseada de águas cristalinas e calmas, a Praia da Tartaruga é local de desova de três espécies diferentes de tartarugas marinhas, no município de Armação dos Búzios. Apesar de afastada do centro, a Praia é uma das favoritas dos visitantes da cidade.

Com paisagem exuberante, é possível fazer passeios de caiaque ou banana boat, alugar máscaras e pés-de-pato para a prática de snorkel, em piscinas naturais em meio aos bancos de coral. Outros esportes como o windsurf e kite-surf também são praticados.

 

 


  Foto : Ronald Barreto

Situadas entre as praias dos Ossos e João Fernandes, em Armação dos Búzios, as Praias Azeda e Azedinha são uma faixa de areia contínua. O acesso pode ser feito por uma caminhada de 200 m após a praia dos Ossos, ou por aquatáxi.

Ao chegar, o visitante encontra uma pequena baía de costões rochosos, com pouco declive e cercada de vegetação, formando uma grande piscina de águas cristalinas, tranquilas e mornas, com areia dourada e um mar da cor verde.

Na praia existe uma estrutura de pequenos barcos que oferecem bebidas e petiscos.

A principal atração é a vista do pôr do sol. 


O nome da Praia Olho de Boi, em Armação dos Búzios, vem de uma semente vermelha de mesmo nome, muito encontrada nas areias. Por ser uma praia selvagem de difícil acesso, é frequentada pelos adeptos do naturismo. A natureza intocada de água azul e areias cobertas de conchas e búzios está protegida do mar aberto por uma estreita garganta, formada de altos rochedos.

A extensão desta praia é de apenas 100 metros, e só é possível acessá-la por trilha via Praia Brava ou mar.


Fica distante do centro de Búzios cerca de 9 km. O local é revestido de vegetais típicos de restinga, que se estendem até às dunas, sendo o nome inspirado em um tipo de palmeira típica da região, chamada tucum.

Pouco movimentada, tem 2,5 km e é perfeita para esportes terrestres como caminhada, corrida e frescobol. Apesar de ser uma praia de mar aberto, suas águas são claras e azuis e formam ótimas ondas, o que a torna uma das preferidas pelos surfistas. A praia é também o ponto de aterrissagem dos praticantes de voo-livre que saem da Serra das Emerências, e o acesso é feito pela Praia de Geribá ou por carro. 


  Foto :Mariana Prado

Contornada por pedras, costões, morros e mata nativa, a Praia de José Gonçalves tem areias escuras e finas e ondas que atraem os surfistas.

Localizada a cerca de 12 km do centro de Búzios, seu acesso se dá através de uma estrada de chão por veículo próprio ou trilha. Há um único quiosque presente na praia que oferece bebidas e algumas opções de petiscos.


A Praia do Canto tem 1,5 km de extensão e abriga propriedades particulares por toda a sua extensão.  Sem estrutura de bares, barracas ou vendedores, suas águas são geralmente quentes, sendo perfeita para quem quer um banho de mar tranquilo, sem ser incomodado.

Caminhando pelas pedras à esquerda, chega-se a outras duas pequeninas praias - Amores e Virgens.


  Foto :Mariana Prado

Localizada a 7 km do centro de Cabo Frio, a Praia das Conchas é separada da Praia do Peró pelo Morro do Vigia, e se estende por 600 metros até a Ponta do Arpoador. Sendo uma das relíquias da Costa do Sol, a praia possui formato de concha, águas claras e calmas, é uma das favoritas dos visitantes de Cabo Frio.

Em sua extremidade direita, onde se encontra a Ponta do Arpoador, as rochas formam piscinas naturais, ideais para prática de mergulho amador. A prática de canoagem, stand up paddle, surf e o passeio de banana boat também são comuns.

Há quiosques e comerciantes para compra de bebidas e alimentos.


  Foto : Manoela Costa

A Ilha do Japonês, em Cabo Frio, é um dos locais mais procurados por aqueles que desejam um recanto de tranquilidade na cidade, exceto no verão, quando é bastante frequentada. Além do charmoso pedaço de floresta dentro do canal do Itajuru, todo seu entorno em direção à Praia Brava é chamado de Ilha do Japonês.

As águas rasas e sem ondas são uma boa escolha para famílias com crianças e para adeptos de canoagem e stand up paddle.

A beleza natural da região com trilhas próximas atrai os praticantes de caminhadas ecológicas, e o pôr do sol é um espetáculo à parte.

O acesso à ilhota pode ser feito caminhando pelas águas do canal até a ilha, quando a maré está baixa, ou mesmo a nado. A travessia pode ser feita de barco, pagando a um dos comerciantes que oferecem o serviço no local.

No pequeno balneário há alguns quiosques de sapê que servem bebidas e aperitivos.


  Foto :Maycon Victorino

Uma estreita faixa de finíssima areia branca e separada por rochas forma duas praias de água turquesa, calma, transparente e perfeita para banho. Localizadas a 4 km do centro de Arraial do Cabo, o acesso é pelo morro do Atalaia, de onde sai uma escada. Nesse ponto, a vista já é encantadora, descortinando a Ilha do Farol, um ponto para os visitantes realizarem registros fotográficos.

Outra forma de acesso à enseada é durante os passeios de barco oferecidos na cidade. A maioria deles faz uma parada para os passageiros desembarcarem e aproveitarem o local.

O visitante também pode chegar ao atrativo por meio dos barcotáxis que fazem o trajeto para as Prainhas saindo do Cais da Praia do Forno.

Quem optar pelo veículo próprio, deve ficar atento ao limite de vagas no estacionamento. 

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017