Foto :João Rafael Gomes

Com 1.761 metros de altitude, é o ponto culminante do parque e um dos atrativos mais procurados. A trilha de acesso tem 3,6 km, com alto grau de dificuldade, devido, principalmente, à declividade do percurso. O tempo estimado de subida é de 4 horas.

Antes de chegar à Pedra do Desengano, o caminho percorre a Serra dos Marreiros por trechos íngremes dentro da floresta, com passagem sobre lajes de pedra, cobertas de bromélias e orquídeas.

Ao chegar ao cume, a vista é privilegiada. É possível ver a Serra da Morumbeca e a Serra Grande, que formam a paisagem conhecida como mar dos morros, compondo parte do Vale do Paraíba do Sul. Em dias de boa visibilidade, pode-se avistar também a baixada litorânea. 

  Como chegar :

Em Santa Maria Madalena é necessário tomar o caminho da Estrada de Terras Frias. Na guarita, logo após umrtico, começa outra estrada que leva à Estalagem Morumbeca. A trilha tem início à direita do chalé, na Estalagem, próximo à porteira da estrada.



  Foto : Samir Mansur Santos

Com mais de 70 metros de altura, a Cachoeira Tombo d’Água impressiona pela imponente queda e grande beleza.

A Cachoeira Maracanã, com cerca de 5 metros de altura, forma uma piscina natural propícia para banho, tendo formação curiosa, como um anfiteatro, contendo em volta estruturas geológicas que lembram claramente as arquibancadas de um estádio, o que remete ao monumental estádio do Maracanã.

As duas cachoeiras estão muito próximas, com menos de 10 minutos de caminhada entre os dois atrativos.

  Como chegar :

Pela Estrada para Mocotó. O início da trilha fica próximo à Porteira da Fazenda do Mocotó, ao lado da ponte de madeira que leva à Escola Municipal de Mocotó.



  Foto :Marcelo Almeida

É composta por três pequenas cavidades abandonadas, resquícios de antiga exploração mineral, no alto da serra, junto a córregos e riachos. Mesmo após seu esgotamento, ainda é possível encontrar lâminas de Mica no local; este mineral ocorre associado à Gnaisse, sua rocha de origem.

A trilha de acesso apresenta trechos com subidas acentuadas, tornando o percurso de grau moderado de dificuldade, mesmo com a curta extensão de 520 metros. Vale ressaltar que duas das cavidades conectam-se, permitindo ao visitante o deslocamento no interior da mina.

  Como chegar :

Em Santa Maria Madalena, será necessário tomar a Estrada de Terras Frias. Na Fazenda Quaretareto começa a estrada que leva à Estalagem Morumbeca. A partir deste ponto, são cerca de 500 metros até chegar ao atrativo.



  Foto : João Rafael Gomes

Situado no Setor Morumbeca, o Poço do Padre é uma pequena queda-d’água que forma, em seguida, uma piscina natural, muito procurada, sobretudo no verão. O poço é cercado de uma floresta exuberante, e a trilha de acesso tem nível de dificuldade leve.

O percurso totaliza aproximadamente 1.000 metros, sendo predominantemente plano, com tempo estimado de caminhada de 30 minutos.

  Como chegar :

Em Santa Maria Madalena, tomar o caminho da Estrada de Terras Frias. Na Fazenda Quaretareto começa a estrada que leva à Estalagem Morumbeca. A partir da estalagem, retorna-se pela estrada descendo até a segunda porteira, a cerca de 280 metros da estalagem. A trilha tem início junto à porteira, à direita de quem desce a estrada.



  Foto :João Rafael Gomes

Localiza-se no Ribeirão do Macapá, na divisa entre São Fidélis e Santa Maria Madalena, e sua queda desce por um lajeado de pedra com extensão aproximada de 70 metros.

Durante o trajeto é possível observar a Garganta do Macapá, trecho em que o rio corre entre dois imponentes afloramentos rochosos. A trilha de acesso tem cerca de 1,1 km e é considerada de grau médio moderado, com tempo estimado de percurso de 30 a 40 minutos.

  Como chegar :

Em Santa Maria Madalena, tomar o caminho Estrada de Terras Frias. Na Fazenda Quaretareto começa a estrada que leva à Estalagem Morumbeca. O caminho para a Cascata tem início na estrada de acesso à estalagem.



  Foto : Samir Mansur Santos

É formada por um afluente do Córrego Morumbeca e se destaca pela grande beleza cênica. O local fica situando logo abaixo do Poço Bonito, atrativo muito procurado pelos visitantes para banho.

No caminho até os dois atrativos é possível visualizar as corredeiras do rio que divide os municípios de Santa Maria Madalena e Campos dos Goytacazes, além das diversas piscinas naturais que se formam.

A trilha de acesso para a cachoeira tem 3,2 km, em que a maior parte pode ser realizada de moto ou carro, restando os últimos 500 metros de caminhada, aproximadamente. Considerando exclusivamente o trecho de caminhada, a trilha é considerada de grau de dificuldade leve, com tempo estimado de cerca de 20 minutos.

  Como chegar :

Pela Estrada RJ-190 para Sossego do Imbé. A trilha que leva ao atrativo começa na porteira da Fazenda Babilônia, do lado esquerdo de uma grande figueira, próximo à ponte de madeira que divide os municípios de Campos dos Goytacazes e Santa Maria Madalena.


INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017