É localizada próximo à sede do parque, fora de seus limites. É necessário cruzar uma pequena ponte, cujo percurso inicia por estrada de terra. Em seguida, a estrada apresenta calçamento, chegando a uma exuberante paineira-rosa centenária. Como chegar: Avenida José Dantas dos Santos, Horto Florestal Santos Lima (Santa Maria Madalena), à esquerda do alojamento de guarda-parques, passando por uma pequena ponte.

  Percurso :  500 metros

  Duração : 15 minutos

  Grau de Dificuldade :  Leve.


É localizada próximo à sede do parque, fora de seus limites. Trata-se de uma trilha curta em meio à floresta em regeneração, com alguns poucos aclives e declives, sem grandes dificuldades. Como chegar: Avenida José Dantas dos Santos, Horto Florestal Santos Lima (Santa Maria Madalena), próximo ao Centro de Visitantes, ao lado do Auditório Aberto.

  Percurso :  1,07 km.

  Duração :  30 minutos

  Grau de Dificuldade :  Leve.


A Trilha da Pedra do Desengano, leva ao atrativo mais destacado do parque, exigindo grande esforço e condicionamento físico. Esforço que é recompensado pela bela floresta do caminho, predominantemente sombreada, com bromélias em abundância e pequenos riachos. Antes de chegar à Pedra do Desengano, o caminho percorre a Serra dos Marreiros por trechos íngremes dentro da floresta e passagens sobre lajes de pedra cobertas de bromélias e orquídeas. Ao chegar ao cume, a visão é privilegiada. A vista dá para a Serra Morumbeca e para a Serra Grande, conhecidas como o “mar de morros” que compõem o Vale do Paraíba do Sul, e, em dias de boa visibilidade, para a baixada litorânea. Como chegar: em Santa Maria Madalena será necessário tomar o caminho Estrada de Terras Frias. Na Fazenda Quaretareto começa outra estrada que leva à Estalagem Morumbeca. A trilha tem início à direita do chalé, na Estalagem Morumbeca, junto a cerca de arame farpado e próximo a porteira da estrada.

  Percurso :  3,6 km

  Duração : 4 horas

  Grau de Dificuldade :  Pesado


Formada por um caminho no interior da Mata Atlântica, com exuberante paisagem, passa por rio, poços e pequenas cascatas. Como chegar: em Santa Maria Madalena será necessário tomar a Estrada de Terras Frias. Na Fazenda Quaretareto inicia-se a estrada que leva à Estalagem Morumbeca, onde a 280 m a trilha começa. A referência é uma porteira, à direita de quem desce a estrada.

  Percurso :  1,03 km.

  Duração : 1 hora

  Grau de Dificuldade :  Leve.


Trilha de acesso e percurso fáceis com traçado indefinido e trechos de Mata Atlântica em regeneração, levando a cavidades abandonadas, construídas para a exploração mineral. Como chegar: em Santa Maria Madalena, será necessário tomar a Estrada de Terras Frias. Na Fazenda Quaretareto inicia-se a estrada que leva a Estalagem Morumbeca. A partir deste ponto, são cerca de 500 metros até chegar ao atrativo.

  Percurso :  522 metros

  Duração : 20 minutos

  Grau de Dificuldade :  Fácil.


Circuito longo que passa por estradas de terra, trechos pelo interior da floresta e campos abertos, com aclives e declives, belas paisagens, passando pela Estalagem Morumbeca e também por rios e córregos, piscinas naturais e a Cascata. A Cascata localiza-se no Ribeirão do Macapá (divisa entre os municípios de São Fidélis e Santa Maria Madalena) e sua queda desce por um lajeado de pedra com extensão aproximada de 70 metros. Durante o trajeto para a cascata, pode-se observar a Garganta do Macapá, trecho em que o rio corre entre duas imponentes rochas. Como chegar: por Santa Maria Madalena, Estrada de Terras Frias. Na Fazenda Quaretareto começa a estrada que leva à Estalagem Morumbeca. O caminho para a Cascata tem início na estrada de acesso à Estalagem. Início da trilha: final da estrada Santo Aleixo (Morumbeca dos Marreiros).

  Percurso :  13,3 km

  Duração : 6 horas

  Grau de Dificuldade :  Pesado.


Maior travessia do parque, com declive um pouco acentuado, apresentando diversos tipos de vegetação: mata fechada e em regeneração, pasto e capoeiras. No caminho ainda há pinguelas de madeira sobre o Rio Mocotó, com passagem por córregos, várias quedas-d’água e piscinas naturais de diferentes tamanhos. O trajeto percorre em grande parte o fundo do vale junto ao rio principal (Rio Mocotó), desde sua nascente, conhecido como Córrego da Malhada Branca, até a foz junto ao Rio Imbé. Esta trilha é bem singular pois cruza transversalmente o parque e oferece inúmeros atrativos naturais, cuja base reside na diversidade topográfica, vegetal, de recursos hídricos e, principalmente, de grande beleza paisagística, vista de seus mirantes. Como chegar: inicia na localidade conhecida como Poço Parado, em São Fidélis. O acesso à região se dá por estrada de terra, via Itacolomi.

  Percurso :  16,98 km

  Duração : 9 horas

  Grau de Dificuldade :  Pesado.


Percurso em estrada de terra com pouco uso, que passa por fazendas, pastos, belas paisagens, riachos e dá acesso às mais significativas cachoeiras da região. Neste trecho final do Mocotó, o rio corre encaixado aos afloramentos rochosos, tendo muitas quedas-d’água e poços propícios ao banho. Como chegar: Estrada para Mocotó. O início da trilha fica próximo à Porteira da Fazenda do Mocotó, ao lado da ponte de madeira que leva à Escola Municipal de Mocotó.

  Percurso :  4,75 km

  Duração : 2 horas

  Grau de Dificuldade :  Leve.

/center>
INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017