Foto :Eduardo Gouveia

É composto por uma trilha circular em que estão localizados os atrativos mais acessíveis do parque. Tem a extensão de 1,8 km, com inclinações leves, que exigem pouco esforço físico. As principais atrações são: Praia Preta, Amolares, Ruínas do Lazareto, Aqueduto (datando de 1893), Poção e mais dois mirantes: o Mirante do Aqueduto e o Mirante da Praia Preta, considerado um excelente local para avistar aves.

  Como chegar :

O Circuito inicia-se no final da Praia do Abraão, a leste, após a guarita do parque.



  Foto : Eduardo Gouveia

Com uma queda-d’água de aproximadamente 15 m de altura, é uma das cachoeiras mais visitadas do parque, tanto para banho como para a atividade de rapel. Seu acesso se dá por uma trilha de nível moderado, cerca de 2,8 km, com subidas e descidas por uma mata preservada.  

  Como chegar :

A partir do Circuito Abraão, após o aqueduto.



  Foto :Eduardo Gouveia

Com 959 metros, o afloramento rochoso granítico visto de longe parece um bico de papagaio. De seu topo é possível apreciar toda a baía da Ilha Grande. É um dos seus símbolos e por isso está presente na logomarca do parque. A trilha para alcançá-lo é pesada e a contratação de um guia é recomendada. Tempo total, ida e volta, entre 3h30m e 5 horas. 

  Como chegar :

A partir do Abraão, seguir na Estrada de Dois Rios por 1 km. A trilha fica à direita.



  Foto : João Pontes

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, com seus 3 km de areia muito fina e clara e mar agitado, é um convite para prática de surf.

  Como chegar :

O acesso pode ser feito pelas praias de Palmas e Pouso. Existem embarcações que saem do Abraão e podem levar até 50 minutos até a Praia de Pouso, de onde há uma trilha de cerca de 15 minutos de acesso a Lopes Mendes. Para fazer a trilha completa, a partir da Vila do Abraão, são 7,8 km, com nível moderado.



  Foto :João Pontes

A pequena praia fica protegida por costões. Um riacho de água limpa e uma estradinha de pedras, construída por escravos, completam a paisagem para aqueles que fazem a trilha saindo da Vila do Abraão. É uma das praias mais preservadas da Ilha Grande.

  Como chegar :

O acesso pode ser feito por uma trilha do Abraão a Caxadaço, de 8,4 km. De barco, a partir da Vila do Abraão, pode levar até 2 horas. 



  Foto : João Pontes

A praia é cercada de muito verde com um rio em cada lado, possibilitando ao visitante um banho de água-doce.

Do Presídio Cândido Mendes hoje só existem ruínas. As casas, antes moradia dos guardas, atualmente são ocupadas por moradores, pesquisadores e técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), da UERJ, é uma instalação de pesquisa, situado dentro da área do parque, que tem como objetivo promover pesquisa e desenvolvimento científico; ensino para alunos de graduação e pós-graduação, atividades de extensão e projetos que visam ao desenvolvimento sustentável da Ilha.

  Como chegar :

Saindo do Abraão pela Estrada da Colônia, são 8,3 km.



  Foto :João Pontes

No canto direito da praia, bastante preservado, está o rio Parnaioca, que forma uma pequena lagoa, com cachoeira. Só é permitido pernoitar nos campings da praia e o acesso é um dos mais complicados.

  Como chegar :

Por trilha, a partir da Vila do Abraão, em aproximadamente 6 horas, pouco mais de 15 km. Outras possibilidades são: barco desde Angra dos Reis; o passeio da “Volta à Ilha”, saindo do Abraão; de bote ou barco, saindo da Vila do Aventureiro.



  Foto : Fernanda Pinho

No local está a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro (RDSAV), unidade de conservação também gerida pelo Inea, e é um dos lugares mais paradisíacos da ilha, com deslumbrantes paisagens. 

A pequena vila de pescadores guarda uma rica cultura e é possível hospedar-se em campings oferecidos por moradores. Muito procurada pelo público jovem, principalmente surfistas, guarda belos atrativos naturais, como os mirantes da Espia e do Sundara e o conhecido coqueiro deitado, que é seu cartão-postal.

É rodeada por outra unidade de conservação, Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (RBEPS), que tem como finalidade preservar os ecossistemas naturais. Ali é permitida somente pesquisa científica e educação ambiental, com prévia autorização do Inea.

Por conseguinte, a visitação na região está restrita às praias do Aventureiro e Praia do Demo.

  Como chegar :

Não é tarefa fácil, especialmente em dias de mar agitado, já que sua localização é na parte sul da Ilha Grande. Nestas circunstâncias, é válida a caminhada a partir da Vila de Provetá.

A partir do centro de Angra dos Reis, existem barcos no Cais de Pescadores, porém sem dia ou horário prévio. O trajeto tem duração de 2h30m a 3 horas. Para visitação ao local, é necessária uma autorização emitida pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis, que fica no Centro de Informações Turísticas, na Praia do Anil.

 

A caminhada, a partir da Vila do Abrão, pode durar cerca de 6 horas. Neste caso, não é recomendado o retorno, mas pernoitar na Vila do Aventureiro.


INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017