Foto : Fernanda Pinho
No local está a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro (RDSAV), unidade de conservação também gerida pelo Inea, e é um dos lugares mais paradisíacos da ilha, com deslumbrantes paisagens.
A pequena vila de pescadores guarda uma rica cultura e é possível hospedar-se em campings oferecidos por moradores. Muito procurada pelo público jovem, principalmente surfistas, guarda belos atrativos naturais, como os mirantes da Espia e do Sundara e o conhecido coqueiro deitado, que é seu cartão-postal.
É rodeada por outra unidade de conservação, Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul (RBEPS), que tem como finalidade preservar os ecossistemas naturais. Ali é permitida somente pesquisa científica e educação ambiental, com prévia autorização do Inea.
Por conseguinte, a visitação na região está restrita às praias do Aventureiro e Praia do Demo.
  Como chegar :
Não é tarefa fácil, especialmente em dias de mar agitado, já que sua localização é na parte sul da Ilha Grande. Nestas circunstâncias, é válida a caminhada a partir da Vila de Provetá.
A partir do centro de Angra dos Reis, existem barcos no Cais de Pescadores, porém sem dia ou horário prévio. O trajeto tem duração de 2h30m a 3 horas. Para visitação ao local, é necessária uma autorização emitida pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis, que fica no Centro de Informações Turísticas, na Praia do Anil.
A caminhada, a partir da Vila do Abrão, pode durar cerca de 6 horas. Neste caso, não é recomendado o retorno, mas pernoitar na Vila do Aventureiro.