Trata-se de uma trilha circular em que estão localizados os atrativos mais acessíveis do parque, com inclinação leve, exigindo pouco esforço físico. As principais atrações são: Praia Preta, Amolares, Ruínas do Lazareto, Aqueduto (uma obra de 1893), Poção e mais dois mirantes, o Mirante do Aqueduto e o Mirante da Praia Preta, considerado um excelente local para avistar aves. O circuito inicia no final da Praia do Abraão, a leste, após a guarita do parque.

  Percurso :  1,8 km .

  Duração : 1h30

  Grau de Dificuldade :  leve.


A trilha começa no Aqueduto, seguindo em direção ao Saco do Céu pela trilha também conhecida como T2. São subidas bastante acentuadas que exigem certo esforço físico. A Cachoeira da Feiticeira é a mais visitada do parque.

  Percurso :  1,8km.

  Duração : 1h a 1:30.

  Grau de Dificuldade :  Moderado.


Para conhecer um dos atrativos mais famosos do parque, o caminho começa na Vila do Abraão e leva até a cachoeira. O percurso, de subidas e descidas pela mata, tem trechos com vegetação fechada e rala. A cachoeira é formada por uma bela queda-d’água, de aproximadamente 15 m de altura.

  Percurso :  1,8km.

  Duração : 1h30.

  Grau de Dificuldade :  Moderado.


A trilha que liga a Vila do Abraão à Vila de Dois Rios é na verdade uma estrada, com pontos de subida e descida que exigem certo esforço físico. O trajeto percorre o caminho para o antigo presídio. Hoje essas edificações são geridas pela UERJ.

  Percurso :  9 km.

  Duração : 3 horas

  Grau de Dificuldade :  Moderado.


O caminho é procurado por visitantes que desejam conhecer a Praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais belas do mundo. Ao longo do percurso, é possível acessar as praias de Palmas, Mangues e Pouso.

  Percurso :  7,8 km.

  Duração : 4 horas.

  Grau de Dificuldade :  Moderado.


Em uma grande subida, o visitante chega ao Mirante conhecido como “Deus me livre”, uma linda vista panorâmica da Enseada do Abraão. Depois, é só descida até a Praia de Palmas. Cruzando a Praia de Palmas, retorna-se à trilha que leva à Praia de Mangues e posteriormente à Praia do Pouso, principal acesso à Praia de Lopes Mendes.

  Percurso :  5 km.

  Duração : 2h30 a 3 horas.

  Grau de Dificuldade :  Moderado.


O trajeto possui terreno bastante compactado e exige certo cuidado nos dias de chuva. Quando não, em pouco mais de 20 minutos os visitantes já chegam às areias brancas da Praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais belas do mundo.

  Percurso :  1 km.

  Duração : 20 minutos.

  Grau de Dificuldade :  Leve.


A trilha para a praia de Santo Antônio tem terreno pouco acidentado e vegetação pouco densa. São 900 metros de percurso e o visitante deve acessar a bifurcação na trilha Pouso-Lopes Mendes.

  Percurso :  900 m.

  Duração : 25 minutos.

  Grau de Dificuldade :  Leve.


A Praia de Aroeira faz parte da Enseada de Palmas e pode ser descoberta a partir da Trilha Pouso-Aroeira-Lopes Mendes. O caminho deve ser feito com cuidado pois apresenta subidas e descidas acentuadas.

  Percurso :  1,7 km.

  Duração : 1 hora.

  Grau de Dificuldade :  Leve.


Caminho pesado e extenso, em contato com a natureza selvagem do parque, mas a chegada é recompensadora. A Praia do Caxadaço tem apenas 15 metros de extensão, com água do mar cristalina, e está rodeada de densa vegetação preservada.

  Percurso :  2,9 km.

  Duração : 4 a 5 horas.

  Grau de Dificuldade :  Pesada.


O trajeto sai da conhecida Vila de Dois Rios e leva a uma das mais isoladas praias da ilha, a Praia da Parnaioca. Bastante preservada, no canto direito da praia está o rio Parnaioca, que forma uma pequena lagoa, com cachoeira.

  Percurso :  7,6 km.

  Duração : 5 a 6 horas

  Grau de Dificuldade :  Pesado.


A mais desafiadora das trilhas da Ilha Grande exige um bom condicionamento físico com subidas e descidas acentuadas. É necessário reservar um dia sem chuva e de poucas nuvens para visitar o Pico, sair antes do meio-dia e levar água e alimento. Fique atento: deixe sempre alguém avisado sobre o seu destino, a contratação de um condutor é sempre o mais recomendada.

  Percurso :  5,5 km.

  Duração : 6 horas.

  Grau de Dificuldade :  Intenso.


Em contato com a natureza selvagem do parque, a trilha é considerada de nível de dificuldade pesado. A Praia do Caxadaço tem apenas 15 m de extensão e está rodeada de rochas e uma vegetação densa que esconde riachos de águas cristalinas. Não é recomendado sair da Vila do Abraão após o meio-dia para visitar esta praia.

  Percurso :  9 km.

  Duração : 4 horas.

  Grau de Dificuldade :  Pesado.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017