Foto :Eli Milan

As Cachoeiras do Mendanha são encontradas ao término de uma trilha de 1,8 km, considerada de nível de dificuldade moderado.

Impressionam pelo grande volume de água e a natureza preservada no coração da Zona Oeste do Rio. Localizado no bairro de Campo Grande, é um atrativo natural preservado e rodeado de rica biodiversidade, em meio ao perímetro urbano.

Ao longo da trilha de acesso é possível contemplar a rica flora e fauna e observar as correntezas de rios e poços.

Existem ainda crateras, possivelmente vulcões extintos, evidenciando a relevância da formação geológica.

A água é limpa, de tonalidade verde-esmeralda, e a maior queda-d'água tem aproximadamente 5 metros de altura; seguindo o curso do rio, há pequenos poços.

As Cachoeiras do Mendanha também são um importante recurso hídrico de abastecimento de água para parte dos moradores do bairro de Campo Grande.

  Como chegar :

De carro, seguir pela Avenida Brasil, sentido zona oeste, até o bairro de Campo Grande em direção à Estrada do Mendanha. Ao chegar nesta via, virar à direita, indo até o Largo do Mendanha, em seguida, seguir à esquerda em direção a Serrinha até a 1º Igreja Batista. Depois deve virar à direita, mais uma vez à esquerda, onde avistará uma escola pública. Em seguida deve-se virar a primeira à direita, seguindo até o início da trilha.


INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017