A Pedra de Itaocaia é uma bela e escarpada elevação com faces verticais de granito a 372 m de altitude, inserida na unidade de conservação municipal Monumento Natural da Pedra de Itaocaia, criada no ano de 2010, no entorno do PESET.

  End. : Após passar pela Avenida Itaocaia Valley, em Itaipuaçu, seguir a Rua Itaguaí até o final, entrar à direita


O arquipélago das Ilhas Maricás é formado por quatro conjuntos de ilhas, sendo que a principal delas tem 1,5 km de extensão e se eleva até 64 m de altitude, no morro onde se encontra um antigo farol.


Escavado na rocha e com várias contenções, pontes e estruturas originais da antiga Estrada de Ferro de Maricá. Na trilha de acesso é possível passar por mirantes com vistas para a Serra do Calaboca e para outras regiões de Maricá.

  End. : A trilha de acesso de inicia ao final da Rua das Rosas (antiga Rua 7), perto da grande caixa-d’água.


O Morro tem 367 m de altitude e está localizado no extremo norte da Serra da Tiririca. A trilha de acesso ao atrativo segue praticamente em sua linha de cumeada, quase sempre na linha divisória entre os municípios de Niterói e Maricá.

  End. : A trilha de acesso de inicia ao final da Rua das Rosas (antiga Rua 7), perto da grande caixa-d’água.


Construído em 1908, tem seu nome registrado no Livro Verde do Turismo Mundial como sendo um dos pouquíssimos pontos do planeta em que é possível avistar a curvatura da Terra formada no horizonte. De lá têm-se uma vista deslumbrante do mar e da costa do município. O Farol ainda hoje auxilia as embarcações, servindo como mirante para se vislumbrar o pôr-do-sol. Pode-se subir a pé ou de carro.

  End. : Bairro de Ponta Negra – entrar pela rua lateral do Canal de Ponta Negra


Uma pequena praia incrustada entre Ponta Negra e Jaconé, composta de pedras negras e rica vida marinha. A formação rochosa é muito peculiar, vulcânica estratificada por basaltos e gnaisses. Um cenário de beleza natural extraordinária, principalmente a “gruta”, um rochedo "derramando" no mar na forma de um tubo de onda, criando uma "abóboda de igreja". Pode-se chegar a pé ou de carro.

 

 

  End. : 

Bairro de Ponta Negra entrar pela Praça do Centro de Ponta Negra.


Situada dentro da Área de Relevante Interesse Ecológico do município, é um local muito bem conservado, com córregos de águas límpidas, trilhas e a rica biodiversidade de espécies da Mata Atlântica. Bimestralmente é realizado o evento “Espraiado de Portas Abertas”, que reúne passeios e festividades locais num roteiro gastronômico-cultural. É possível chegar a pé, de carro ou de transporte público.

  End. : Bairro do Espraiado – Km 38 da RJ 106


Localizada na Serra do Camburi, é utilizada pelos praticantes de vôo livre, sediando frequentemente campeonatos e torneios. Do topo avista-se as praias do litoral de Maricá e todo o entorno. Pode-se chegar a pé, por trilhas de acesso, ou de veículo off-road.

  End. : Bairro do Retiro – Km 27 da RJ 106


Abrange a localidade de Zacarias até o morro do Mololô, no início de Itaipuaçu. Tem 970 hectares de área, delimitada pelo mar, a lagoa de Maricá, o canal de São Bento, a Ilha Cardosa (ou dos Amores) e a ponta do Fundão.

Apresenta ecossistema de restinga, com falésias de milhares de anos, cordões arenosos de dunas, vegetação e fauna características, como o lagartinho-da-praia e o peixe-das-nuvens.

Abriga a comunidade tradicional de pescadores do Zacarias, de aproximadamente 200 anos. Foi criada em 1984 e é gerida pelo Instituto Estadual do Ambiente - Inea.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017