Foto :Hugo de Castro

A Pedra do Elefante está localizada entre a Praia de Itacoatiara, situada no município de Niterói, e a Praia de Itaipuaçu, no município de Maricá. Com seus 412 m de altitude, é o ponto culminante do parque e também da cidade de Niterói.

A trilha da Pedra do Elefante fica situada no setor Serra da Tiririca, que se localiza entre as cidades de Niterói e Maricá, entre os bairros de Itacoatiara e Recanto de Maricá. A trilha de acesso ao atrativo tem 2 km de extensão e nível de dificuldade moderado.

Como chegar :

De carro, seguir na Estrada Francisco da Cruz Nunes até entrar na pequena rotatória de Itaipuaçu para a Estrada da Serrinha. Subir a íngreme serrinha por aproximadamente 1 km até o Mirante de Itaipuaçu, a poucos metros do início da trilha, onde há estacionamento somente para poucos carros.

Vindo de Maricá, seguir até quase o final da Praia de Itaipuaçu e entrar na Rua Raimundo Monteiro, continuando na mesma até desembocar na Estrada de Itaipuaçu. Prosseguir nessa estrada até o ponto mais alto (no mirante).

Atenção: como as vagas no mirante são limitadas, a melhor indicação é estacionar os automóveis ao pé-da-serra e subir a pé atentando para o grande movimento de veículos, até o início da trilha. Existe também a opção de subir de kombi ou de van particulares, que fazem a linha Itaipu-Itaipuaçu.

De ônibus: a partir de Niterói é possível utilizar qualquer linha que tenha seu ponto final na Praia de Itaipu, como as linhas 38 - Itaipu, 52 Maria Paula e 56 - Várzea das Moças. A principal delas é a linha 38, cujo ponto final é o Terminal Rodoviário João Goulart, no centro de Niterói. Partindo do Rio de Janeiro, existem duas linhas intermunicipais que interligam o bairro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro, à Praia de Itaipu. Ao utilizar qualquer dessas linhas, descer na Estrada Francisco da Cruz Nunes, perto da rotatória de Itaipuaçu, e subir a Estrada da Serrinha, a pé ou de van, até o início da trilha.

Foto : Felipe Queiroz

Também conhecido como Morro do Tucum, o costão é um belo monólito que avança sobre o mar, localizado no bairro de Itacoatiara, entre a Pedra do Elefante e a Praia de Itacoatiara. O local recebe grande fluxo de visitantes diariamente, especialmente em finais de semana. No percurso de 780 m é possível contemplar a vista das praias de Itaipuaçu e de Itacoatiara.

Como chegar :

De carro pela Região Oceânica de Niterói, seguir pela Estrada Francisco da Cruz Nunes, na direção da Praia de Itaipu, entrar à esquerda na rotatória para Itacoatiara. Seguir pela estrada e entrar à esquerda na Rua das Rosas, que é uma rua antes de se chegar à rua da praia. Seguir até o núcleo do parque, no n° 24 desta rua, que fica ao lado do Clube dos Engenheiros.

Transporte público: partindo de Niterói: qualquer linha que tenha seu ponto final na Praia de Itaipu, como as linhas 38 - Itaipu, 52 Maria Paula e 56 - Várzea das Moças. A principal delas é a linha 38, cujo ponto final é o Terminal Rodoviário João Goulart, no centro de Niterói. Partindo do Rio: existem duas linhas intermunicipais que interligam o bairro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro, à Praia de Itaipu. Para qualquer uma dessas linhas, saltar na Estrada de Itacoatiara, e seguir a pé, pelo Bairro de Itacoatiara, conforme descrito anteriormente.

Foto :Hugo de Castro

A Enseada do Bananal é uma pequena baía formada entre a Pedra do Elefante e o Costão de Itacoatiara repleta de blocos de pedra que adentram o mar. O atrativo é muito procurado por escaladores e praticantes de rapel. A trilha de acesso possui 770 m.

Como chegar :

De carro pela Região Oceânica de Niterói, seguir pela Estrada Francisco da Cruz Nunes, na direção da Praia de Itaipu, entrar à esquerda na rotatória para Itacoatiara. Seguir e entrar à esquerda na Rua das Rosas, que é uma rua antes de se chegar à rua da praia. Seguir até o núcleo do parque, no n° 24 desta rua, que fica ao lado do Clube dos Engenheiros.

Transporte público: partindo de Niterói: pode ser escolhida qualquer linha que tenha seu ponto final na Praia de Itaipu, para chegar ao início da trilha, como as linhas 38 - Itaipu, 52 Maria Paula e 56 - Várzea das Moças. A principal delas é a linha 38, cujo ponto final é o Terminal Rodoviário João Goulart, localizado ao lado da estação das barcas, no centro de Niterói e partindo do Rio: existem duas linhas intermunicipais que interligam o bairro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro, à Praia de Itaipu. Para qualquer uma dessas linhas, saltar na Estrada de Itacoatiara, e seguir a pé, pelo Bairro de Itacoatiara, conforme descrito anteriormente.

Foto : Marcello Faria

Área coberta por vegetação secundária em processo de regeneração há mais de 50 anos, em que é possível conhecer várias espécies importantes da Mata Atlântica, como grandes figueiras, helicônias, ipês, paineiras, além de outras. E também visitar o Poço dos Colibris, com sua água cristalina e perene, e o Brejo das Pacas, que é uma área alagada de floresta.

Como chegar :

De carro pela Região Oceânica de Niterói seguir na Estrada Francisco da Cruz Nunes até o número 10.229 e entrar na rotatória sentido Parque Rural/Engenho do Mato. Prosseguir pela Rua Irene Lopes Sodré por aproximadamente 180 m e entrar na Rua Engenho do Mato, que é a segunda à direita. Seguir até o final da rua, onde começa a trilha.

Transporte público: a linha de ônibus que passa mais perto do início da trilha é a 38-A Engenho do Mato-Centro, que tem como ponto final o Terminal Rodoviário João Goulart, localizado ao lado da estação das barcas no centro de Niterói. Saltar no primeiro ponto da Rua Irene Lopes Sodré e seguir a pé até a Rua Engenho do Mato, conforme descrito acima.

Foto :Hugo de Castro

Durante a famosa viagem ao redor do mundo a bordo do navio Beagle, o naturalista britânico Charles Darwin permaneceu no Rio de Janeiro por alguns meses e aproveitou esse tempo realizando inúmeras expedições pelas nossas matas.

Na primeira dessas viagens, em direção a Macaé, no dia 8 de abril de 1832, Darwin deixou registrado o seu encantamento com a beleza da Serra da Tiririca, quando a cruzou a cavalo por uma antiga trilha, chegando à Fazenda Itaocaia.

O começo da caminhada está a 55 m de altitude e iniciando pela vertente voltada para Niterói a subida do vale é mais íngreme que por Maricá. Pode-se também começar a caminhada a partir da Rua São Sebastião, que faz a transição do urbano com o rural, em meio ao burburinho de carros e cavalos dos moradores no cotidiano.

A caminhada tanto de um lado quanto de outro percorre um caminho de terra sem bifurcações, com poucos obstáculos e contendo placas com informações sobre o parque e ainda sobre a história da viagem de Darwin.

Como chegar :

De carro pela Região Oceânica de Niterói, seguir na Estrada Francisco da Cruz Nunes até entrar na rotatória sentido Parque Rural/Engenho do Mato. Prosseguir pela Rua Irene Lopes Sodré até o final, onde esta desemboca na Praça Irênio de Mattos Pereira, e entrar à direita na Rua São Sebastião. Neste ponto existe uma placa indicando o Caminho Darwin. Seguir até o final da rua, aproximadamente 3 km, que aos poucos vira uma estrada de terra. A sua continuação é o início do Caminho Darwin.

Transporte público: a linha 38-A - Engenho do Mato interliga o Terminal Rodoviário João Goulart, localizado ao lado da estação das barcas no centro de Niterói, e tem como ponto final a Praça Irênio de Mattos Pereira, no bairro do Engenho do Mato. Partindo da praça, siga as instruções já descritas.

Foto : Acervo Inea

Passeio agradável sob a mata que protege as encostas por uma trilha curta, bem marcada e de baixa dificuldade, de subidas e descidas leves, portanto, destinadas a pessoas de qualquer idade. O local costuma receber inúmeros visitantes, muitos grupos de religiosos, por isso é conhecido como Morro das Orações.

Como chegar :

De carro pela Rodovia Amaral Peixoto: seguir por esta Rodovia (RJ-106) até o km 8,5, entrar no acesso para Várzea das Moças e Praias Oceânicas. Assim que passar do ponto final de algumas linhas de ônibus, virar à esquerda no cruzamento e seguir na Estrada Mariano Nunes Vieira até o nº 341, onde há estacionamento para alguns carros na frente do morro e pela Região Oceânica seguir na Estrada Francisco da Cruz Nunes e entrar na rotatória para prosseguir no sentido Várzea das Moças. Seguir pela Avenida Ewerton Xavier ate o final, sentido várzea, entrar à direita na Estrada Mariano Nunes Vieira.

Transporte público: tomar o ônibus sentido ponto final em Várzea das Moças, próximo à entrada da trilha, mas a principal delas é a linha 46 - Várzea das Moças, que tem como ponto final o Terminal Rodoviário João Goulart, no centro de Niterói. Existem também diversas linhas intermunicipais que partem ou passam por São Gonçalo e que também fazem ponto final próximo à trilha, como as linhas: 22 - Várzea das Moças-Fórum (São Gonçalo), 04 - Marambaia (São Gonçalo)-Várzea das Moças, 58 - Várzea das Moças-Fórum (São Gonçalo) via Maria Paula, entre outras.

Foto :Acervo Inea

A trilha para o Morro da Peça é considerada uma curta caminhada com vista panorâmica do parque, com extensão de 750 m. O percurso proporciona uma das melhores vistas da Região Oceânica de Niterói, sendo possível apreciar boa parte das elevações do parque e também uma linda vista para a Laguna de Itaipu.

Como chegar :

De carro pela Região Oceânica de Niterói, seguir pela Estrada Francisco da Cruz Nunes. Reparar quando passar por um condomínio de vários prédios no número 8.366 da avenida e entrar na próxima rua à direita, de nome Rua Doutor Rovane Tavares Guimarães. Prosseguir nessa rua por menos de 50 m e entrar novamente à direita para começar a subir a Rua Procurador Afrânio Moreira. Seguir subindo essa rua até o final, onde se encontram os Reservatórios Itaipu I e II.

Transporte público: podem ser usadas principalmente as linhas de ônibus: 38 Itaipu, que tem como ponto final o Terminal Rodoviário João Goulart, localizado ao lado da estação das barcas, no centro de Niterói, e as linhas 55 Piratininga e 46 Várzea das Moças, para quem vem da região da Várzea. Existem também duas linhas intermunicipais que interligam o Bairro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro, e a Praia de Itaipu. Ao tomar qualquer uma dessas linhas, saltar na Estrada Francisco da Cruz Nunes, perto do número 8.366 (Condomínio Praias Oceânicas). Entrar na Rua Doutor Rovane Tavares Guimarães e seguir as instruções descritas acima.

Foto : Marcello Faria

O Morro das Andorinhas é uma elevação alongada de 2 km de extensão e 196 m de altitude que avança sobre o mar, dividindo as praias de Itaipu e Itacoatiara.

Como chegar :

De carro o acesso é pela Rua Francisco da Cruz Nunes, quase chegando à Praia de Itaipu, entrando à esquerda na Rua São Vicente Pallotti, localizada pouco antes do ponto final dos ônibus (Praça Viçoso Jardim). Suba por essa rua e quando chegar à Igreja São Sebastião (que é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, Inepac, desde 1978), entre à direita na Rua da Amizade. Siga na Rua da Amizade por 200 metros, onde há estacionamento para poucos carros. A partir desse ponto, siga a pé e entre à esquerda em uma ladeira cimentada e bem inclinada, ao lado do nº 1.093.

Transporte público: existem várias linhas de ônibus de Niterói que fazem ponto final na Praia da Itaipu, inclusive duas linhas intermunicipais que interligam a Praia de Itaipu ao bairro do Castelo, na cidade do Rio de Janeiro. Partindo da Praça Viçoso Jardim, siga as instruções descritas anteriormente.

Foto :Hugo de Castro

A Ilha Mãe faz parte do informalmente chamado Arquipélago da Família, pois é parte de um conjunto de três ilhas, sendo ela a intermediária, localizada entre a Ilha da Menina ou Filha (ou das Pimentas), a nordeste, e a Ilha do Pai, a sudeste, seguindo o alinhamento iniciado na Ponta das Andorinhas.

Como chegar :

A ilha é aberta à visitação. No entanto, há pouca oferta de serviços para seu acesso. Da Praia de Itaipu é possível encontrar algum tipo de transporte com pescadores locais ou locação de caiaques particulares.

Foto : Bruna Galassi

Esta é uma bucólica travessia de aproximadamente 5 km de extensão, que alterna estradas, caminhos e trilhas, atravessando boa parte do Setor Darcy Ribeiro.  No percurso, que cruza as encostas florestadas da Serra Grande, é possível observar a rica fauna e flora local composta de espécies nativas e exóticas.

Como chegar :

De carro chegando em São Francisco pelo túnel ou pela Estrada Leopoldo Fróes, entrar à esquerda indo na direção do Largo da Batalha. Continuar pela Avenida Rui Barbosa, que mais à frente vira uma ladeira. No Largo da Batalha continuar seguindo pela Avenida Rui Barbosa, que após o cruzamento com a Estrada Francisco da Cruz Nunes muda de nome, passando a denominar-se Estrada Caetano Monteiro. Seguir nessa estrada até o nº 2.036. Para quem deixou o carro no início da travessia, uma opção é no final da caminhada na Avenida Ewerton Xavier seguir a pé ou de ônibus por volta de 2 km até a Avenida Francisco da Cruz Nunes e lá pegar o ônibus da linha 52 - Maria Paula para fazer o resgate do carro.

Transporte público: podem ser usadas as linhas de ônibus 35 - Baldeadoro, 48 - Rio do Ouro e 52 - Maria Paula, até a Estrada Caetano Monteiro e soltar em frente ao n° 2.036, onde começa a caminhada. Outra alternativa são as linhas 34-A, 35, 36, 37, 38, 38-A, 38-B, 39, 40, 40-A, 44, 46, 54, 58 e inclusive a linha intermunicipal 770D Itaipu. No Largo da Batalha seguir a pé por 3 km, ou tomar qualquer um dos ônibus já citados, que descem a Estrada Caetano Monteiro, passando no local de início da caminhada.

Foto :Felipe Queiroz

É uma comunidade tradicional, remanescente de quilombo e símbolo de resistência cultural e ambiental, localizado no interior do PESET. O local tem um restaurante que oferece tradicional feijoada, samba da comunidade, além de manifestações culturais diversificadas.

Localização: Rua 41, Sítio Manoel Bonfim - Engenho do Mato.

Horário de funcionamento: Sábados, de 12 a 17h / Domingo de 12 a 19h

Ônibus: linha Niterói 38

Mais informações:Quilombo do Grotão.

Transporte Público: Linha Niterói- 38

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.