A cultura tradicional caiçara está presente em toda a península da Juatinga e em diversas atividades. É o remendo das redes de pesca na areia, são as diversas técnicas de pesca, em especial o cerco flutuante observado dos mirantes das costeiras das comunidades, é a técnica de conservação de pescado conhecida como peixe seco pendurado no varal, é a confecção de canoas feitas de um único tronco de árvore, é a casa de farinha, é o cultivo da mandioca, a produção de artesanatos feitos de cipó e caixeta, as casas de estuque, as histórias de pescador.
Fique sabendo um pouco mais: A história de ocupação da península da Juatinga também pode ser observada pelas ruínas das antigas fazendas de engenho existentes no Saco do Mamanguá.
Localidades que oferecem camping: Praia do Sono, Ponta Negra, Martim de Sá, Praia da Sumaca, Cairuçu das Pedras, Pouso da Cajaíba, Itaoca, Itanema, Praia Grande da Cajaíba e Praia do Cruzeiro. Todas com limites de capacidade de acomodação.
Localidades que oferecem casas para alugar: Praia do Sono, Ponta Negra, Pouso da Cajaíba e Praia do Cruzeiro.
Localidades com restaurantes e quiosques: Praia do Sono, Ponta Negra, Martim de Sá, Praia da Sumaca, Pouso da Cajaíba, Praia Grande da Cajaíba e Praia do Cruzeiro.
Os serviços de transporte e passeio de barco são oferecidos pelos moradores das comunidades da REEJ.
Atenção: não existe caixa eletrônico e o sinal de comunicação na Reserva é precário, portanto, todos os serviços de hospedagem, alimentação e transporte contratados junto aos moradores são pagos com dinheiro em espécie.
PREPARE-SE PARA AS CAMINHADAS
A prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais sempre oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos. Antes de se lançar a uma destas atividades, informe-se bem sobre as dificuldades e os riscos envolvidos e, caso não esteja seguro sobre sua condição física e psicológica, não hesite em recorrer a alguém mais experiente, amador ou profissional, para conduzi-lo. Alguns cuidados podem ser tomados, especialmente quando crianças estão no passeio.
A seguir algumas sugestões sobre o que levar nas caminhadas: água potável; alimentos leves, frutas e barra de chocolate e energéticos; apito; boné ou chapéu; bússola ou GPS com baterias extras; cajado ou bastão; calça comprida leve e confortável, camisa fresca e capa de chuva; canivete ou faca pequena; casaco, toalha e muda de roupa; espelho; estojo de primeiros socorros; filtro solar e labial; lanterna com pilhas novas e de reserva (em temperaturas baixas, as baterias descarregam rapidamente); mapas; mochila de até 15 litros para caminhadas de 1 dia; pastilhas de purificação de água; relógio; repelente; sacos para armazenar o lixo, que deve ser levado de volta; telefone celular com bateria carregada e bateria extra; tênis ou botas confortáveis.