Foto :João Bee
Trata-se de um atrativo muito especial por apresentar um conjunto de ruínas do período colonial, 33 pequenas praias de mar abrigado, rios, cachoeira, um exuberante manguezal e ainda uma feição geomorfológica singular no Brasil, denominada de ria tropical, também chamado de fiorde tropical, pela semelhança com os fiordes nórdicos.
O local pode ser descrito como um braço de mar estreito com cerca de 8 km de extensão e 10 metros de profundidade na entrada, cercado por uma cadeia de montanhas coberta de Floresta Atlântica, onde está localizado o Pico do Pão-de-açúcar, o único atrativo que proporciona uma vista panorâmica desse paraíso.
A subida
A praia do Cruzeiro é o ponto de partida para subir ao pico do Pão-de- Açúcar. A trilha íngreme tem 1,5 Km de extensão e o pico tem 383m de altitude.
O fundo do Saco do Mamanguá guarda o maior e mais preservado mangue da REEJ. É um berçário marinho por tratar-se de local de refúgio, reprodução e alimentação das espécies marinhas. O rio que deságua no manguezal forma a Cachoeira do Rio Grande, sendo permitida a visitação apenas com embarcações sem motor ou por trilha. É recomendado o acompanhamento de um condutor local, guia ou monitor ambiental no percurso do manguezal até a cachoeira.
As 33 praias podem ser visitadas por trilhas, que por vezes atravessam áreas habitadas por veranistas e moradores nativos. Em algumas localidades, como a praia do Manuel do gás, é possível encontrar ruínas de antiga fazenda de engenho. A praia do Cruzeiro tem um camping e um restaurante para receber os visitantes.
Além da beleza natural e de seus atributos históricos, a cultura tradicional caiçara é mais um atrativo, com a gastronomia e artesanato típicos, seus pratos feitos com peixe fresco e barquinhos de caixeta, produzidos com madeira típica dessa região estuarina.
Fique sabendo: apenas a margem direita do Saco do Mamanguá faz parte dos limites da REEJ.
  Como chegar :
O principal ponto de embarque para o Saco do Mamanguá é o cais de Paraty-Mirim, de onde também é possível fazer a trilha costeando a margem esquerda do Saco. A velocidade para navegação na extensão do Saco é inferior a 8 nós, sendo proibida a entrada de embarcação a motor no manguezal.