Foto :

Segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam o caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer.

É composto por sete equipamentos urbanos:

Memorial Roberto Silveira. Uma cúpula de concreto aparente parece emergir do chão, tudo tão simples que o visitante se fascina com os detalhes do seu interior. O Memorial abriga um vasto e importante acervo histórico fluminense, com pouco mais de 200 mil obras digitalizadas, um auditório para eventos e um painel do artista plástico Claudio Valério Teixeira.

Museu da  Ciência e Criatividade - Escola do Conhecimento. A construção é dividida em dois blocos e foi construída sobre um espelho-d’água. A cúpula é em caracol e a rampa principal dá acesso direto ao mezanino que é reservado para exposições. O segundo bloco, em forma de meia-lua, mistura vidro e concreto.

Teatro Popular Oscar Niemeyer. Com capacidade para 460 pessoas, é uma obra única. O prédio tem forma ondulada na cobertura, que vista de cima lembra o formato das ondas do mar. Em sua infraestrutura única de palco, camarins e recursos técnicos, há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma plateia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. A fachada do prédio exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.

O Caminho continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek (JK). Nela, estão representados em estátua o arquiteto Oscar Niemeyer e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Seguindo pela orla marítima, é possível chegar ao Centro Petrobras de Cinema. Um prédio, em fase de acabamento, cuja estrutura lembra um rolo de filme, que terá salas de projeção e o Museu do Cinema.

Continuando o passeio pela orla, avista-se o Museu de Arte Contemporânea. Inaugurado em 2 de setembro de 1996, é o atual símbolo da cidade de Niterói. O MAC ‘nasce’ do chão numa base cilíndrica única que sustenta todo o prédio, ancorado numa sapata gigante. Seu visual completa-se com um espelho-d’água que confere leveza à construção. A grande rampa externa de concreto vermelho conduz o visitante através de curvas livres às entradas dos pavimentos superiores.

  Visitação : Terça a domingo: das 10h às 17h / Pátio: diariamente: de 09h às 18h.

  End. : Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 24210-390.

  Tel. : (21) 2620-2400

  Saiba Mais

  Como Chegar : 

  De Onibus : Linha 47B


É um sítio histórico único no Brasil, com pedra fundamental do ano de 1555. As muralhas foram construídas com pedras cortadas e assentadas à mão, em área de mais de 7 mil m². No acervo, 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela datada de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII. A Fortaleza está localizada ao lado do canal de entrada da Baía de Guanabara, por onde passam todas as embarcações que chegam no porto do Rio. Com uma visão privilegiada das cidades do Rio e de Niterói, é um local para se admirar as belezas naturais de nossa região. 

  Visitação : De Terça à Domingo das 10h às 17h, com saídas de 30 em 30 minutos. Visitas em grupo deverão ser agendadas.

  End. : Estrada Eurico Gaspar Dutra, s/nº - Jurujuba

  Tel. : (21) 2710-2354.

  Como Chegar : 

  De Onibus : 

Linha Niterói: 33 Fortaleza (Saindo do Terminal Rodoviário João Goulart) nos seguintes horários: segunda a sexta: 5h30min - 6h - 6h30min - 11h - 12h - 12h30min - 16h30min - 17h - 17h30min - 20h / sábado / domingo / feriados: 5h30min - 7h - 8h30min - 10h 11h30min -13h 14h30min - 16h - 17h30min


Tem como objetivo principal o desenvolvimento de um programa educativo-cultural voltado para as escolas e a comunidade local para divulgação de material arqueológico pré-histórico. O acervo é composto por objetos testemunhos dos povos que viveram na região antes de 1500 e traduzem elementos de sua cultura material. São machados de pedra, pontas de ossos, lascas de quartzo com variadas funções, polidores, peças cerâmicas e conchas provenientes dos sítios arqueológicos do litoral fluminense. Boa parte dessa coleção foi doada pelo antigo agente federal de fiscalização de pesca e arqueólogo amador, Hildo de Mello Ribeiro, que viveu em Itaipu por cerca de 20 anos.

Aberto ao público pela primeira vez em 1977, o Museu dispõe de sala para exposição de material arqueológico e espaço para exposições temporárias e eventos na antiga Capelinha do Recolhimento. As visitas guiadas, dirigidas em especial a estudantes do pré-escolar e do 1º grau, devem ser marcadas com antecedência na secretaria.

  Visitação : De Segunda à Sexta, das 10h às 17h. Sábado e Feriado, das 9h às 16h

  End. : Praça de Itaipu, s/n – Itaipu (próximo ao ponto final do ônibus na praia de Itaipu).

  Tel. : (21) 3701-2994 / (21) 3701-2966.

  Saiba Mais

  Como Chegar : 

  De Onibus : 

Linha 38, 38B, 52, Linha 770D Rio-Niterói. 


Localizada entre Piratininga e Camboinhas, é de difícil acesso para pedestres. A praia tem uma pequena extensão e é bastante frequentada por visitantes que vêm pelo mar, pois sua trilha é pouco conhecida. Sossego é um dos mais belos recantos da cidade e patrimônio natural do município. 

  End. : Entre as praias de Piratininga e Camboinhas, Região Oceânica de Niterói.

  Como Chegar : 

  De Onibus : 

Linha 39 descer na entrada da Praia de Camboinhas.


Com 2.600 m de extensão, suas águas são transparentes e esverdeadas. Com areias claras e finas, é uma extensão da Praia de Itaipu e um recanto pitoresco muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso, pelos velejadores e pelos wind-surfistas. Sua orla é repleta de quiosques especializados em frutos do mar, servidos à beira-mar. Seu nome reporta-se ao encalhe de um navio com o mesmo nome. Ficando entre a praia e a lagoa de Itaipu, existe também no local o sofisticado bairro residencial de Camboinhas. 

  End. : Rua Desembargador Nicolau Amaury Junior, Bairro de Camboinhas, Região Oceânica.

  Como Chegar : 

  De Onibus : 

linha 39 - saltar na Avenida Almirante Tamandaré, altura da entrada de Camboinhas (caminhada de 20 min).


Localizada no final da estrada de mesmo nome e com uma extensão de aproximadamente 1.000 m, é a única praia oceânica de Niterói que apresenta águas sempre calmas. É uma das áreas mais antigas da cidade, com a colônia de pescadores, uma igreja do início do século XVIII, o Museu de Arqueologia, contrastando com as modernas casas de veraneio. Seu nome, na língua Tupi, significa "água que sai do meio das pedras". Tem restaurantes à beira-mar especializados em frutos do mar, e o mais belo pôr-do-sol da cidade. O canal de ligação da laguna com o oceano é o limite natural entre as praias de Itaipu e Camboinhas.

  End. : Estrada Francisco da Cruz Nunes, Bairro de Itaipu , Região Oceânica

  Como Chegar : 

  De Onibus : 

Linhas 38, 38B, 52 ou 770D Rio Niterói. 


Com 700 metros de extensão e considerada uma das melhores praias da cidade, seu nome significa em Tupi ''pedra escrita, riscada ou que tem inscrição''. Em meio a uma vegetação exuberante, suas águas são transparentes e azuladas. Paraíso dos surfistas, é pequena e muito frequentada pela juventude. No recanto direito, fica a ''Prainha'', paraíso para as crianças, uma pequeníssima praia protegida das ondas e que apresenta na maior parte do tempo águas calmas.

  End. : Avenida Beira-Mar, Bairro de Itacoatiara, Região Oceânica.

  Como Chegar : 

  De Onibus : Linhas 38, 38B, 52 (descer na entrada de Itacoatiara) ou linha 770D Rio-Niterói. 


Uma das mais belas praias da cidade, com aproximadamente 2.700 metros de extensão, águas limpas e apropriadas para o banho, com paisagem deslumbrante para o Oceano Atlântico. É formada por duas praias conjugadas: o "Praião", no trecho maior, com pequenas ondas; e a "Prainha", no trecho menor, uma parte rasa e calma, ideal para crianças e idosos.

  End. : Avenida Almirante Tamandaré.

  Como Chegar : 

  De Onibus : 

Linha 39


A Reserva Extrativista estadual foi criada em 2013. Localiza-se na Região Oceânica de Niterói e abrange a área marinha em frente às praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas, Piratininga, além do espelho-d´água da Lagoa de Itaipu, com aproximadamente 3.943 hectares. Tem o objetivo de proteger os meios de vida dos pescadores artesanais tradicionais e garantir a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais.

INEA - Instituto Estadual do Ambiente
Av. Venezuela 110, Saúde - Rio de Janeiro - Rj.
CEP 20081-312 | www.inea.rj.gov.br
   
Instituto Estadual do Ambiente - Imprint - © Copyright 2008-2017